Prédio verde muito claro e um branco que ofuscava os olhos. Seria normal em uma cidade praiana, não grande, mas de veraneio. Combinaria com a orla Cabo Frio, Rio das Ostras. Em Teresópolis destoava. As cores e formas lembravam o calor. O frio era intenso. A construção dava a impressão de vizinhança tranquila, cumprimentos efusivos, do tipo em que todos se sentem parentes.
Saiu do prédio uma senhora distinta, por volta de seus 70 anos. Roupa sóbria, maquiagem leve, postura ereta, transmitindo segurança e elegância. Porém, o que chamava atenção era o cachorro. Era daqueles enrugados que de tão feios ficam lindos. Eu e minha esposa não resistimos.
Além de tudo, eram simpáticos. Conversamos sobre a cidade, o frio e a elegante senhora terminou a conversa afirmando que não trocava a Serra por nada:
— Aqui as pessoas se respeitam. Aqui há educação.
Ali havia educação. Resposta firme de pessoa firme, pensei. Tudo ia bem, até que o enrugado resolveu deixar uma lembrança pela rua, daquelas sólidas, que não vão embora com qualquer chuva. A senhora, elegantemente, se despediu. Eu, elegantemente, perguntei:
— A senhora vai deixar isso aqui?
— Ah?!?
— A senhora vai deixar isso aqui?
Sem esperar a pergunta, a então distinta senhora respondeu perguntando:
— Não entendi?
— Eu explico: a senhora vai deixar as fezes do seu cachorro aqui?
Já não mais tão distinta, a senhora sentiu-se ofendida:
— Vou! Vou sim! E daí?!
— É que é falta de educação.
Ante o ilógico, o infundado, o irracional, aprendi que a verdade é a melhor resposta. Mas acredite, nem sempre é bem recebida.
— E daí que é falta de educação. Há carros na calçada, gente jogando lixo no chão, ladrão em toda esquina e não sei mais onde!!!
Desabafo. Acredito que esperava uma resposta. Não respondi. A senhora continuou:
— Meu filho, já vivi muito mais do que você. Exijo respeito! Quem é você pra me falar de educação?!?
Silêncio. Por fim, num misto de irritação e sabedoria, a senhora questionou:
— Você acha mesmo que o problema é a merda que o meu cachorro fez??!!!
— Minha senhora, o seu cachorro não fez merda nenhuma.
Mín. 19° Máx. 29°