Quarta, 19 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Osasco, SP

Sociedade Democracia - Plágio

Reitora da UFERSA nomeada por Bolsonaro pode perder cargo após UFRN confirmar plágio em tese de doutorado

A professora Ludimilla Oliveira perderá o cargo e ainda poderá ter que devolver salário extra que recebeu enquanto comandou a instituição.

03/06/2023 às 23h56
Por: Mikele Santos Fonte: Agência Saiba Mais e Novo Notícia
Compartilhe:
Foto: Google imagens
Foto: Google imagens

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) com exclusividade pelo blog da jornalista Daniela Freire.

O reitor da UFRN José Daniel Diniz aceitou o parecer jurídico da instituição sobre o relatório da Comissão de Processo Administrativo que já havia se manifestado em favor da cassação do título de doutora de Ludimilla Carvalho Serafim Oliveira, reitora da UFERSA.

Sem o título de doutora, Ludimilla perderia o cargo automaticamente. Isso porque, segundo o decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, aos ocupantes dos cargos de reitor e vice-reitor em universidades mantidas pela União são exigidos diploma e título de doutor.

A acusação contra Ludimilla é de plágio em pelo menos 16 das 195 páginas da tese “DE REPENTE, TUDO MUDOU DE LUGAR: Refletindo sobre a metamorfose urbana e gentrificação em Mossoró-RN”, defendida por Ludimilla em 2011 junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e aprovada pela banca.

A comissão de sindicância reconheceu o plágio no trabalho acadêmico, que é quando são identificadas cópias inteiras ou parciais de textos de outros autores, sem que a fonte seja citada ou haja uso de aspas, no caso de transcrições.

A denúncia da estudante de Direito d UFERSA Ana Flavia Lira, divulgada pela Agência Saiba Mais em 9 de setembro de 2020, traz de forma minuciosa os trechos que teriam sido copiados pela reitora da UFERSA e as referências aos textos originais.

Ludmilla Oliveira foi nomeada reitora da UFERSA em 21 de agosto de 2020. Ela ficou em 3º lugar no processo eleitoral, abaixo de outros dois professores, entre eles Rodrigo Codes, o candidato mais votado com quase o dobro de votos da reitora nomeada pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

Os plágios teriam sido realizados em cima de três obras diferentes e começariam na página 47, quando Ludimilla copia o primeiro parágrafo quase inteiro da página 02 da dissertação de mestrado de Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro, que defendeu a dissertação em dezembro de 2006, cinco anos antes de Ludimilla, também junto ao Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, com o título “O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE MOSSORÓ: Dos processos históricos à estrutura urbana atual”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mikele Santos
Mikele Santos
Sobre Mikele Santos Atualmente, estudo jornalismo pela Universidade cruzeiro do sul. Tenho 31 anos, sou natural da cidade da quintura, Mossoró-RN, poetisa do efêmero, grande admiradora da sociedade do espetáculo. Fiz participações especiais na Rádio Rural de Mossoró, no programa Juventude Livre Sim (realização da RCC), durante a tarde, por conta dele que despertou em mim o interesse em comunicação, em especial pelo rádio.
Osasco, SP Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 28°C 16°C
Sex 28°C 16°C
Sáb 28°C 17°C
Dom 29°C 18°C
Seg 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes