Sábado, 13 de Julho de 2024
15°

Tempo nublado

Osasco, SP

Geral EDUCAÇÃO

Professores e alunos da rede estadual participam de seminário sobre educação científica

Parceria da Seduc e da Uepa, por meio do Centro de Ciências e Planetário do Pará, aborda diálogos e práticas da produção e popularização da ciência

02/06/2023 às 16h45
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências e Planetário do Pará, realizaram na manhã de hoje (2), o Primeiro Seminário de Integração do Projeto de Extensão “Ciência Móvel: Diálogos e Práticas em Educação Científica e Popularização da Ciência”.

A programação do Seminário recebeu a socialização de 12 sequências didáticas e contou com a participação de 38 expositores representantes de escolas estaduais e municipais de nível fundamental e médio.

Com o projeto “Da Planta ao Mel”, a professora Railyne Souza foi uma das expositoras presentes no seminário e avaliou o encontro como positivo e satisfatório. “Esse é um dia muito importante para nós, da Escola Estadual Clube de Mães Santa Rita de Cássia. Estamos muito felizes pela oportunidade de trabalhar uma sequência de práticas desenvolvidas com nossos alunos, que resultou em um projeto tão rico que trás a importância e os benefícios do mel. Nossas crianças estão muito satisfeitas”, disse entusiasmada.

A iniciativa está sendo desenvolvida em 22 escolas da rede estadual de ensino, que abrangem 13 mil alunos em diversos bairros de Belém e tem como objetivo implementar atividades investigativas e experimentais na formação de professores das Ciências da Natureza, integrando e fortalecendo a parceria entre a Universidade, as Escolas e o Centro de Ciências e Planetário do Pará.

Segundo a professora e coordenadora do “Ciência Móvel”, Bianca Venturieri, além das atividades experimentais e investigativas, o projeto também engloba ações de formação para os professores participantes.

“Desenvolvemos uma formação continuada para professores da rede estadual de ensino, com incentivo de atividades práticas e experimentais para serem desenvolvidas e aplicadas nas escolas. Hoje, estamos compartilhando um momento de muita alegria com os professores que fizeram essa formação e estão expondo os seus trabalhos aplicados ao longo do projeto de extensão”, pontuou.

Na oportunidade, 38 professores da rede pública de ensino foram certificados pelo Curso de Aperfeiçoamento: Diálogos e Práticas em Educação Científica e Popularização da Ciência.

O professor e coordenador do Centro de Formação da Seduc (Cefor), Augusto Paes, participou do seminário e falou da importância da iniciativa para o processo formativo de educadores, bem como, para o desenvolvimento da comunidade escolar. “Esse evento se materializa em um grande encontro entre a escola, educação básica e a universidade e isso reforça cada vez mais que aprender sempre vale a pena. Seguiremos avançando com esse projeto para conseguirmos mostrar o valor da aprendizagem nas escolas públicas”, ressaltou Augusto.

O projeto “Ciência Móvel” engloba professores das disciplinas de Biologia, Física, Matemática e Química, que lecionam para turmas do Ensino Fundamental I - II e Ensino Médio da rede pública estadual e possibilita que os profissionais da educação frequentam o Centro de Ciências e o Planetário do Pará, para desenvolver atividades pedagógicas e levar esse conhecimento aos seus alunos, dessa forma, integrando e fortalecendo a parceria entre as instituições públicas e a comunidade escolar.

Texto de Clayton Santos / Ascom Seduc

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Osasco, SP Atualizado às 15h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 15°

Dom 25°C 14°C
Seg 22°C 14°C
Ter 22°C 15°C
Qua 25°C 15°C
Qui 26°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes