O novo diretor para Educação Especial na Perspectiva Inclusiva é nomeado pelo MEC. Assume o cargo o professor Décio Nascimento Guimarães.
De acordo com o informado em 24 de maio pela Assessoria Social de Comunicação do MEC, a nomeação reafirma o compromisso inegociável com a consolidação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) com foco na melhoria dos sistemas de ensino, de maneira que todas as crianças estejam na escola e aprendam juntas, sem haver retrocessos.
O professor Décio Nascimento Guimarães tem doutorado e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
Cego desde a infância é coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Décio é docente de Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (Mpet/IFF), também coordenador adjunto da Pós-graduação em Práticas Educacionais (IFF). É membro do Fórum de Direitos Humanos da Escola de Magistratura do estado do Rio de Janeiro.
Possui extensa produção científica, sendo editor científico da Editora Encontrografia. Foram organizados pelo novo diretor do MEC os seguintes livros: “Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares”; “Práticas Inclusivas na Escola: caminhos e experiências”, entre outros.
Mín. 13° Máx. 21°