Sexta, 19 de Abril de 2024
17°

Tempo nublado

Osasco, SP

Geral Cidades Inteligentes

Bauru recebe nesta terça-feira o evento TecnoCidades

O debate sobre as novas tecnologias busca mostrar aos municípios novos caminhos, para atrair futuros investidores.

23/05/2023 às 08h28 Atualizada em 23/05/2023 às 08h37
Por: Thiago Cristardo
Compartilhe:
Evento ‘Tecnocidades, a cidade do amanhã, hoje’
Evento ‘Tecnocidades, a cidade do amanhã, hoje’

 

O governo de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Bauru, realiza o programa ‘Tecnocidades, a cidade do amanhã, hoje’. O evento acontece nesta terça-feira (23), a partir das 8h30, no Senai de Bauru.

O objetivo é mostrar que as novas tecnologias, como o 5G, podem tornar os municípios mais competitivos e atraentes para os investidores e fomentar a transformação digital nos municípios paulistas.

Além disso, o TecnoCidades tem como foco incentivar e apoiar o desenvolvimento e implantação de novas soluções tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população, otimizar a gestão pública e garantir uma economia cada vez mais competitiva.

Ele é fruto de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) com a Desenvolve SP, agência de fomento do Estado, e com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado.

Participarão do evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, autoridades locais e regionais e todos os interessados em conhecer mais sobre a tecnologia 5G.

Para participar do TecnoCidades, os interessados devem se inscrever no link 
https://forms.office.com/r/g6s2arAn2F. Para outras informações, os telefones de contato são: 14 3227-7819 ou 14 3232-1392.

Legislação
Dos 645 municípios paulistas, apenas 74 atualizaram a Lei das Antenas, pré-requisito para a chegada da internet 5G. É o que mostra o levantamento realizado pela InvestSP, com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Assim, mesmo havendo liberação da nova tecnologia em 134 cidades, apenas em 61 delas os usuários de telefonia celular conseguem usufruir da conexão até 100 vezes mais rápida.

Isso ocorre pois o lançamento do 5G nas cidades brasileiras necessita de atuação do Governo Federal e dos governos municipais em etapas diferentes. A primeira é a liberação da frequência necessária para a conexão, ação feita pela Anatel. Vencida esta fase, os municípios precisam alterar as leis que regulamentam onde as novas antenas podem ser instaladas. A atualização é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura da rede, já que o 5G exige até 10 vezes mais antenas que o 4G. Bauru é um dos municípios em que a atualização já foi feita, com lei aprovada recentemente na Câmara e sancionada pela prefeita Suéllen Rosim.

Em todo o Estado, 97 localidades que já possuem autorização da Anatel ainda não atualizaram suas leis.

Cidades inteligentes
Com as cidades conectadas, o programa mapeará as principais demandas dos municípios e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas, como o uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, a telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle o fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.

O TecnoCidades também acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, e buscará estabelecer parcerias com entidades nacionais ou internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo)


 SERVIÇO


Evento ‘Tecnocidades, a cidade do amanhã, hoje’
Data – 23/05 (3ª Feira)
Horário - a partir das 8h30
Local – Senai, na Rua Virgílio Malta, 11-22, no Centro
Inscrições no link https://forms.office.com/r/g6s2arAn2F

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Thiago Cristardo
Thiago Cristardo
Sobre Sou estudante de jornalismo, atualmente estou no 7° semestre. Trabalho com assessoria de imprensa, gestão de marketing e produções de textos em formatos multimídia. Apresentador da TV FIB, FIB 360 uma revista eletrônica com transmissão pelo canal 14 da NET e 62 da LPNET (os conteúdos chegam a mais de 42 cidades no estado de SP).
Osasco, SP Atualizado às 21h38 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 20°

Sáb 25°C 15°C
Dom 28°C 17°C
Seg 29°C 18°C
Ter 29°C 19°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes