Quinta, 23 de Maio de 2024
25°

Tempo limpo

Osasco, SP

Esportes Brilhando

Atleta da Bocha Paralímpica de Barueri é convocada para treino da seleção brasileira

Trata-se de uma convocação inédita para Barueri.

17/05/2023 às 11h31
Por: Priscila Marchi
Compartilhe:
Atleta da Bocha Paralímpica de Barueri é convocada para treino da seleção brasileira

A atleta da Bocha Paralímpica de Barueri, Elizabete Ciriaco da classe BC4, foi convocada para a semana de treinamento da seleção brasileira da modalidade.

Trata-se de uma convocação inédita para Barueri. Além da Elizabete, Aline Nunes está como staff na comissão. 

A terceira fase de treinamento começou no dia 15 de maio e vai até o dia 21 no Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Na convocação, 4 atletas das classes BC1/BC2, 4 BC3,  e mais 4 BC4, totalizando 12 atletas do país.

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim).

Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

A modalidade teve um antecessor nos Jogos Paralímpicos: o lawn bowls, uma espécie de bocha jogada na grama. E foi justamente no lawn bowls que o Brasil conquistou sua primeira medalha em Jogos: Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” foram prata nos Jogos de Toronto, no Canadá, em 1976.

Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil encerrou com duas medalhas: um ouro nos pares BC3, com Antonio Leme, Evelyn de Oliveira e Evani Soares, e uma prata nos pares BC4, com Eliseu dos Santos, Dirceu Pinto e Marcelo dos Santos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Priscila Marchi
Priscila Marchi
Sobre Sou Priscila Marchi, tenho 40 anos e sou Paulistana. Estou na minha segunda formação e como gosto muito de comunicação não poderia ser outro curso. Gosto muito de viajar e de animais. Sonho em trabalhar viajando pelo mundo.
Osasco, SP Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 30°C 17°C
Sáb 19°C 16°C
Dom 16°C 15°C
Seg 23°C 15°C
Ter 18°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes