A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira, 5, que a pandemia do coronavírus chegou ao fim no planeta. A decisão foi tomada após avaliação do avanço da vacinação e da diminuição do número de casos e mortes relacionadas à doença nos últimos meses.
O alerta global sobre a pandemia foi decretado em janeiro de 2020, quando o número de casos e mortes começou a explodir na China. Desde então, a covid-19 se espalhou pelo mundo, causando mais de 20 milhões de vítimas.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que a declaração do fim da pandemia é motivo de esperança para todos. "É com grande esperança que declaramos que a covid-19 não é mais uma emergência global", disse ele.
A decisão da OMS reflete os avanços na vacinação em todo o mundo, que tem sido a principal arma para combater a pandemia. Com a distribuição de vacinas em massa, muitos países conseguiram controlar a propagação do vírus e reduzir o número de casos e mortes.
A declaração do fim da pandemia é um marco importante na luta contra a covid-19, mas ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que a doença não volte a se tornar uma ameaça global.
Mín. 18° Máx. 24°