Quarta, 19 de Junho de 2024
22°

Tempo limpo

Osasco, SP

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Ana Moser diz que Ministério do Esporte pretende ampliar prática esportiva no País

Bruno Spada/Câmara dos Deputados Ana Moser: 50% dos recursos da pasta são destinados a praticas esportivas educacionais Ampliar a prática esporti...

29/03/2023 às 20h35
Por: Redação Osasco Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Ana Moser: 50% dos recursos da pasta são destinados a praticas esportivas educacionais - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Ana Moser: 50% dos recursos da pasta são destinados a praticas esportivas educacionais - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ampliar a prática esportiva no País representa o principal objetivo do Ministério do Esporte, sustenta a ministra Ana Moser, que compareceu à Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (29) para apresentar as metas da pasta, recriada neste ano. No governo anterior, esse foi um dos órgãos extintos.

Ana Moser ressaltou que, embora a prática esportiva seja um direito constitucional, não existem sequer estatísticas confiáveis sobre a atividade física para a população em geral.

De acordo com a ministra, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) que incluiu perguntas sobre atividade física, em 2015, apontou que cerca de 38% da população estavam ativos. Mas o levantamento teria mostrado também grande irregularidade na população – quanto mais velhos os indivíduos, menos ativos. O mesmo se observa nas faixas de renda: os estratos mais pobres são mais inativos.

Em grande parte, segundo Ana Moser, essa situação se deve à prioridade conferida no passado ao esporte profissional. Ela ressaltou que, historicamente, 70% do financiamento às práticas esportivas iam para os atletas de alto rendimento, enquanto o esporte educacional ficava com 15%. Atualmente, a ministra afirma que essa relação já se inverteu, são destinados cerca de 15% para o alto rendimento e mais de 50% para o educacional.

Como forma de alcançar a meta de tornar a população mais ativa, a ministra relatou que o Ministério do Esporte está construindo uma política pública integrada a outras pastas, principalmente Educação e Saúde. "Nós estamos falando de educação integral e buscando a saúde básica, a saúde preventiva com políticas de atendimento à população mais pobre, mais carente", explicou.

O Ministério do Esporte também irá buscar integrar ações da União, estados e municípios para que as propostas cheguem de fato à população. “É uma janela de oportunidade para a gente incorporar metas do Esporte dentro dos planos de Educação e de Saúde”, completou.

Recursos
A estratégia da ministra tem o objetivo de contornar a falta de recursos próprios da pasta do Esporte. Segundo Ana Moser, hoje o Brasil aplica somente 0,04% do PIB em políticas esportivas. Na Europa, por exemplo, ela ressaltou que a proporção é dez vezes maior.

O deputado Delegado da Cunha (PP-SP) lamentou que o orçamento do Esporte para este ano seja de apenas R$ 900 milhões, e o deputado Maurício do Vôlei (PL-MG) sugeriu complementar os recursos do setor com emendas parlamentares.

Segundo o presidente da Comissão do Esporte, deputado Luiz Lima (PL-RJ), no ano que vem, as emendas vão acrescentar R$ 505 milhões às verbas da pasta. O deputado se comprometeu a trabalhar junto à Comissão Mista de Orçamento para melhorar a situação Ministério do Esporte. “Essa comissão vai ter uma interferência com o relator do Orçamento, a partir de agosto, para que a gente melhore as condições, não só orçamentárias do ministério, como políticas”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Osasco, SP Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 28°C 16°C
Sex 28°C 16°C
Sáb 28°C 17°C
Dom 29°C 18°C
Seg 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes