Sexta, 19 de Abril de 2024
17°

Tempo nublado

Osasco, SP

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Frente Parlamentar quer aumentar capacitação de mulheres na construção civil

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Rogéria Santos: frente quer estimular inserção de mulheres em todas as funções, de pedreira a gerente Foi la...

29/03/2023 às 20h35
Por: Redação Osasco Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Rogéria Santos: frente quer estimular inserção de mulheres em todas as funções, de pedreira a gerente - (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Rogéria Santos: frente quer estimular inserção de mulheres em todas as funções, de pedreira a gerente - (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Foi lançada nesta quarta-feira (29), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Fomento à Qualificação, Inclusão e Subsistência das Mulheres na Construção Civil.

A coordenadora do grupo, que conta com 203 deputados, Rogéria Santos (Republicanos-BA), disse que o objetivo é alavancar a contratação de mulheres no setor para assumir todos os cargos na empresa, principalmente os do topo do organograma.

“Não se destina só a mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, que seriam o perfil ideal para compor a construção civil, quando a gente fala na atuação na ponta. Temos o objetivo de trazer a discussão de mais mulheres em postos gerenciais”, reforçou a parlamentar.

Santos, que atuou como secretária de políticas para mulheres em Salvador (BA), acrescentou que o grupo vai trabalhar para tornar nacional o programa “Marias na Construção”, desenvolvido em sua gestão, que promove a inclusão das mulheres na área da construção civil na capital baiana.

A iniciativa foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e impulsiona a qualificação profissional em diversas áreas do mercado, como pedreiras, pintoras, eletricistas, dentre outras.

Segundo a parlamentar, a frente também vai atuar para capacitar as profissionais, a fim de evitar a falta de paridade de gênero no setor. Tal assimetria faz com que mulheres assumam postos inferiores em relação aos homens, por não ter o suas qualificações profissionais reconhecidas.

"Muitas mulheres são pedreiras profissionais, porém não possuem uma qualificação reconhecida e acabam sendo contratadas como auxiliar de serviços gerais para auferirem a função de pedreira", observou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 21h38 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 20°

Sáb 25°C 15°C
Dom 28°C 17°C
Seg 29°C 18°C
Ter 29°C 19°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes