Quinta, 23 de Maio de 2024
25°

Tempo limpo

Osasco, SP

Senado Federal Senado Federal

Pontes fala sobre os 17 anos da Missão Espacial Centenário

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) agradeceu as homenagens recebidas pela Missão Espacial Centen...

29/03/2023 às 19h10
Por: Redação Osasco Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
" alt= - Waldemir Barreto/Agência Senado
Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) agradeceu as homenagens recebidas pela Missão Espacial Centenário, que completa 17 anos nesta quarta. Tripulada por Pontes, primeiro astronauta brasileiro, a missão decolou do centro de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, em 29 de março de 2006. O feito também foi homenageado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que presidia a sessão antes da ordem do dia. Pontes falou sobre sua trajetória profissional, destacando que foi piloto de avião e de caça, engenheiro aeronáutico no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aviões, além de fazer mestrado e doutorado nos Estados Unidos. O parlamentar contou que entrou para a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) após uma seleção pública do programa da Estação Espacial Internacional, do qual o Brasil participava. Durante o discurso, o senador incentivou os jovens a lutarem por seus sonhos, sem deixar que o medo os impeça de realizar grandes coisas. Ele ressaltou que era de família pobre e que se dedicou aos estudos para chegar aonde está. Pontes acredita que é preciso estimular as futuras gerações a "terem coragem para tomar decisões e fazerem as coisas na hora certa". — Cada vez que eu tinha medo, passava a mão na bandeira do Brasil e falava assim: eu não estou aqui sozinho, está todo mundo indo comigo. E aquilo foi muito importante naquele momento. A seis segundos da decolagem, os motores acendem. Quando eles acendem, aquele foguete vibra tanto que chega a trincar o esmalte dos dentes. Nove minutos depois eu estava lá no espaço. Com o corte dos motores, tirei as luvas e elas começaram a flutuar na minha frente, e aquele foi o momento em que eu estava realizando o meu sonho. Todo mundo tem um sonho — disse.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 30°C 17°C
Sáb 19°C 16°C
Dom 16°C 15°C
Seg 23°C 15°C
Ter 18°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes