Quarta, 19 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Osasco, SP

Geral Pará

Visitantes da Catalunha conhecem Usina da Paz Cabanagem, em Belém

O objetivo da visita é traçar metas para a COP 30, que pode ser realizada em Belém em 2025

29/03/2023 às 19h00
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Uma comitiva da Espanha, formada por instituições da Catalunha, estiveram na manhã desta quarta-feira (29) na Usina da Paz Cabanagem, em Belém. Os visitantes conheceram os espaços e as atividades que funcionam no moderno complexo multifuncional do Governo do Estado. Representantes da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e da Secretaria de Educação (Seduc) acompanharam a visita.

“É uma grande iniciativa, acredito que não há igual na região. Me parece muito ao Centro Cívico que existe na Europa, que oferta serviços municipais para a população. Estamos muito impressionados com essa estrutura, pois a Usina da Paz é um espaço muito bem equipado. É muito importante ver o Estado investindo nessas áreas da cidadania”, informou Ferran Falcó, consultor Demà Europa e vice-presidente do Centro de Pesquisa Politécnica da Universidade da Catalunha, na Espanha.

O objetivo da visita é traçar metas para a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30, que tem Belém como candidata a cidade-sede, em 2025. Assim, a ideia é desenvolver ações para fortalecer a agenda, com foco na educação, trabalho, renda e juventude, conhecendo as experiências do estado do Pará, e entender como potencializar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ODS ONU), além de conhecer iniciativas estaduais para desenvolver projetos de sustentabilidade.

“A COP 30 será uma reunião global de 190 países das Nações Unidas e a Demà, como aliança internacional a favor da educação e transformação social, vai apresentar um projeto de construção com jovens que possam deixar algum legado, uma proposta para impactar a sociedade e que pode estar aqui no Pará”, explicou Falcó.

A comitiva da Catalunha, que iniciou a visita na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, vai também passar por espaços educativos e encerrar a expedição na Ilha do Marajó.

Inspiração- No último sábado (25), uma comitiva da Noruega conheceu a estrutura e os serviços da UsiPaz Guamá, também em Belém. O projeto das Usinas da Paz, integrado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), segue como modelo de transformação social e segurança pública no Brasil.

“O TerPaz veio com a proposta de inovar e assegurar a entrada do Estado em áreas que antes eram esquecidas pelo poder público e que se tornou permanente com a implantação das Usinas da Paz. Esse projeto resgata a autonomia desses moradores, levando mais cidadania e oportunidades, e agora está servindo de inspiração para outros estados e países. Isso mostra a força e a responsabilidade que o Governo do Pará tem em desenvolver políticas públicas efetivas para a população”, ressaltou o titular da Seac, Igor Normando.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 28°C 16°C
Sex 28°C 16°C
Sáb 28°C 17°C
Dom 29°C 18°C
Seg 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes