“É bem gratificante porque meu sonho era ser reconhecido e ter esse espaço para expor meus trabalhos. Estou muito feliz de estar participando pela terceira vez”. A declaração é do adolescente de 14 anos Gabriel da Silva Santos, que participa da Mostra de Artes Visuais do 3º Festival TEAlentos, na galeria Bendito Nunes, no Centur.
Gabriel começou a se interessar por desenho e pintura entre e sete e oito anos. “No começo era muito difícil porque eu só usava um lápis e uma borracha, mas com o tempo, meus pais foram investindo e já fui comprando meus próprios materiais”.
Ela lembra que quando Gabriel participou pela primeira vez do evento, ele chegou da escola muito feliz porque seus amigos o parabenizaram. “Ele disse “eles sabem que eu sou um artista”, Gabriel sempre sonhou com esse momento e eu sempre dizia pra ele e ainda falo “continua desenhando que o teu dia vai chegar” e hoje a arte dele está numa galeria”, comemora.
Gabriel tem um irmão de 10 anos, Miguel, que também desenha e está participando da Mostra de Artes Visuais junto com ele. “Eles mesmos se programam para participar. O Festival TEAlentos ainda está acontecendo e eles já estão pensando nas artes para o ano que vem. Então é uma terapia para eles”, afirmou Luciane Veiga.
A Mostra de Artes Visuais reúne 58 trabalhos, entre desenhos, pinturas e esculturas, de 16 artistas autistas, com idade entre 10 e 38 anos de diversos municípios paraenses.
A programação com música e dança será realizada na próxima segunda-feira (03), das 19h às 21h30, no Theatro da Paz, com transmissão ao vivo pela TV Cultura e pelo canal do governo doestado no YouTube.
Serviço:a Mostra de Artes Visuais está aberta para visitação gratuita até sábado (1º), das 8h às 18h.
Mín. 13° Máx. 21°