Quinta, 23 de Maio de 2024
25°

Tempo limpo

Osasco, SP

Geral Pará

Mostra de Artes Visuais eleva autoestima de adolescente autista

A exposição está acontecendo na galeria Benedito Nunes e integra a programa do 3º Festival TEAlentos

29/03/2023 às 19h00
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: José Pantoja/Sespa
Crédito: José Pantoja/Sespa

“É bem gratificante porque meu sonho era ser reconhecido e ter esse espaço para expor meus trabalhos. Estou muito feliz de estar participando pela terceira vez”. A declaração é do adolescente de 14 anos Gabriel da Silva Santos, que participa da Mostra de Artes Visuais do 3º Festival TEAlentos, na galeria Bendito Nunes, no Centur.

Gabriel começou a se interessar por desenho e pintura entre e sete e oito anos. “No começo era muito difícil porque eu só usava um lápis e uma borracha, mas com o tempo, meus pais foram investindo e já fui comprando meus próprios materiais”.

Crédito: José Pantoja/Sespa
Crédito: José Pantoja/Sespa
A mãe de Gabriel, Luciane Veiga, contou como o Festival TEAlentos contribuiu para elevar a autoestima do filho. “Antes de ele participar do Festival TEAlentos a gente nem escutava a voz dele, ele fala bem baixinho, e hoje em dia a gente consegue escutar a voz dele, ele olha pra gente e sorri. E isso é muito gratificante”, disse.

Ela lembra que quando Gabriel participou pela primeira vez do evento, ele chegou da escola muito feliz porque seus amigos o parabenizaram. “Ele disse “eles sabem que eu sou um artista”, Gabriel sempre sonhou com esse momento e eu sempre dizia pra ele e ainda falo “continua desenhando que  o teu dia vai chegar” e hoje a arte dele está numa galeria”, comemora.

Gabriel tem um irmão de 10 anos, Miguel, que também desenha e está participando da Mostra de Artes Visuais junto com ele. “Eles mesmos se programam para participar. O Festival TEAlentos ainda está  acontecendo e eles já estão pensando nas artes para o ano que vem. Então é uma terapia para eles”, afirmou Luciane Veiga.

Crédito: José Pantoja/Sespa
Crédito: José Pantoja/Sespa
Sobre a arte na vida do filho, Luciane Veiga disse que Gabriel se inspirou em um amigo e, por sua vez, serviu de inspiração para o irmão. Eles se conectam pela arte. “É incrível o jeito como eles conversam sobre arte, como Gabriel fala de técnica e Miguel recebe as orientações e sugestões do irmão mais velho. Eles sempre estão conectados”, contou.

A Mostra de Artes Visuais reúne 58 trabalhos, entre desenhos, pinturas e esculturas, de 16 artistas autistas, com idade entre 10 e 38 anos de diversos municípios paraenses.

Crédito: José Pantoja/Sespa
Crédito: José Pantoja/Sespa
O Festival TEAlentos é uma realização da Sespa, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo, em parceria com a TV Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). O objetivo é promover a inclusão social, dar visibilidade e valorizar as habilidades artísticas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A programação com música e dança será realizada na próxima segunda-feira (03), das 19h às 21h30, no Theatro da Paz, com transmissão ao vivo pela TV Cultura e pelo canal do governo doestado no YouTube.

Serviço:a Mostra de Artes Visuais está aberta para visitação gratuita até sábado (1º), das 8h às 18h. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Osasco, SP Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 30°C 17°C
Sáb 19°C 16°C
Dom 16°C 15°C
Seg 23°C 15°C
Ter 18°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes