Na noite do último sábado (25), começou um raro alinhamento entre 5 planetas, que durará até a próxima quinta (30). Os planetas envolvidos são Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano e Marte, além, é claro, da nossa Lua, que podem ser vistos a olho nu no hemisfério sul.
A informação foi divulgada inicialmente pela Business Insider. Para ver, de preferência, é importante estar em um lugar com visão clara, sem a interferência de prédios ou edificações. Aplicativos de astronomia podem ajudar os curiosos de plantão; contudo, o ideal é contar com o auxílio de binóculos ou telescópios.
Vamos ao como observar o raro fenômeno! Logo após o pôr do sol, a oeste, Júpiter e Mercúrio estarão visíveis durante uma hora. Como a luminosidade pode ser um problema, um binóculo deve ajudar bastante.
Na sequência, é a vez de Vênus, que irá se posicionar acima de Júpiter, e Urano, acima e à esquerda de Vênus. Será possível visualizar os planetas em até duas horas após o Sol se pôr. Além deles, Marte será o planeta mais visível, aparecendo brilhante no sudoeste, acima e um pouco à esquerda da Lua.
Especialistas indicam que os planetas que exigirão maior esforço para serem vistos são Urano e Mercúrio, o melhor período para visualizar o alinhamento dos planetas é no começo da noite e o melhor dia é nesta te
Mín. 13° Máx. 21°