A cidade de Mauá, localizada na região metropolitana de São Paulo, acaba de dar um importante passo na área da saúde. Foi inaugurado nesta segunda-feira (27), o primeiro posto de coleta de sangue da cidade, uma iniciativa que pode ajudar a salvar muitas vidas. O novo posto surgiu, fruto da parceria entre a Prefeitura de Mauá e a a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue).
O custo total das obras de adequação do espaço para o novo posto de coleta de sangue foi de R$ 430 mil, o que mostra o comprometimento das duas entidades em oferecer um local adequado e seguro para a realização das doações de sangue em Mauá. Com a inauguração do posto, a expectativa é que inicialmente sejam disponibilizadas seis cadeiras para a coleta de sangue, atendendo cerca de 1,3 mil doadores por mês. Esses números podem variar de acordo com a demanda e o fluxo de doadores na região.
De acordo com as informações, todo o material recebido será encaminhado para o hemocentro da Colsan, que fica localizado em São Bernardo do Campo, onde será processado para gerar hemocomponentes, tais como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, e posteriormente, encaminhados para os hospitais públicos do ABC e região.
Para realizar a doação de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos), além de pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Além desses requisitos, é importante que o doador venha alimentado para a doação, porém evite refeições gordurosas três horas antes do procedimento. Isso é importante para que o doador se sinta bem durante e após a doação e para evitar possíveis complicações de saúde.
Além desses requisitos, o doador deverá apresentar documento oficial e original com foto ( CPF, RG, carteira de habilitação ou profissional). Os doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.
O Posto de coleta fica localizado no prédio do CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), localizado na rua Luís Lacava, 299, Vila Bocaina. O horário de funcionamento é das 8h às 12h30, de segunda à sábado.
Mín. 18° Máx. 24°