Quarta, 19 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Osasco, SP

Cidades Faça o bem!

Doar sangue é um ato de amor: Mauá inaugura seu primeiro posto de coleta de sangue

Evento ocorreu na segunda-feira (27) e abriu uma nova esperança para quem precisa

28/03/2023 às 16h39
Por: Leandro Lima
Compartilhe:
Foto Divulgação: Redes Sociais
Foto Divulgação: Redes Sociais

A cidade de Mauá, localizada na região metropolitana de São Paulo, acaba de dar um importante passo na área da saúde. Foi inaugurado nesta segunda-feira (27), o primeiro posto de coleta de sangue da cidade, uma iniciativa que pode ajudar a salvar muitas vidas. O novo posto surgiu, fruto da parceria entre a Prefeitura de Mauá e a a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue).

O custo total das obras de adequação do espaço para o novo posto de coleta de sangue foi de R$ 430 mil, o que mostra o comprometimento das duas entidades em oferecer um local adequado e seguro para a realização das doações de sangue em Mauá. Com a inauguração do posto, a expectativa é que inicialmente sejam disponibilizadas seis cadeiras para a coleta de sangue, atendendo cerca de 1,3 mil doadores por mês. Esses números podem variar de acordo com a demanda e o fluxo de doadores na região.

De acordo com as informações, todo o material recebido será encaminhado para o hemocentro da Colsan, que fica localizado em São Bernardo do Campo, onde será processado para gerar hemocomponentes, tais como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, e posteriormente, encaminhados para os hospitais públicos do ABC e região.

Para realizar a doação de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos), além de pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Além desses requisitos, é importante que o doador venha alimentado para a doação, porém evite refeições gordurosas três horas antes do procedimento. Isso é importante para que o doador se sinta bem durante e após a doação e para evitar possíveis complicações de saúde.

Além desses requisitos, o doador deverá apresentar documento oficial e original com foto ( CPF, RG, carteira de habilitação ou profissional). Os doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.

O Posto de coleta fica localizado no prédio do CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), localizado na rua Luís Lacava, 299, Vila Bocaina. O horário de funcionamento é das 8h às 12h30, de segunda à sábado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Leandro Lima
Leandro Lima
Sobre Estudante de jornalismo, 39 anos, cursando atualmente o 8 semestre pela faculdade Cruzeiro do Sul. Leandro Lima estudou no Senac onde se graduou nos cursos técnicos de locução/apresentador/comentarista, possuindo uma DRT. Fez pela faculdade Cruzeiro do Sul, teorias e técnicas do jornalismo audiovisual na imprensa esportiva e telejornalismo. Apaixonado por futebol, tem uma página no facebook onde posta notícias, mercado da bola. Nome da página: notícias de Futebol Já escreveu sobre séries ...
Osasco, SP Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 28°C 16°C
Sex 28°C 16°C
Sáb 28°C 17°C
Dom 29°C 18°C
Seg 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes