Quinta, 23 de Maio de 2024
25°

Tempo limpo

Osasco, SP

Saúde São Paulo

Saúde SP registra mais de 10 milhões de atendimentos odontológicos em 2022

Neste 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, a SES reforça a importância dos cuidados diários para prevenir doenças bucais

20/03/2023 às 17h51
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Estado de São Paulo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 10,7 milhões de atendimentos odontológicos em 2022 pela rede SUS paulista. Dentre os serviços de saúde realizados pelo Estado estão procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Neste 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, a pasta reforça a importância da prevenção e dos bons hábitos para a manutenção de uma boca saudável.

“A visita ao dentista deve ser realizada regularmente, ou sempre que se perceba algo diferente. O recomendado é que não passe de um ano entre as consultas”, orientou Maria Fernanda Tricoli, coordenadora estadual da Área Técnica de Saúde Bucal da SES.

Além da higienização bucal, é recomendável ter outros cuidados, como uma alimentação rica em nutrientes e fibras, restrição ao açúcar processado e uma boa hidratação do organismo. As pessoas também devem ter atenção, no dia a dia, a mudanças e sintomas que possam indicar doenças bucais.

Outras orientações para manter a saúde bucal em dia:
– Escovar os dentes três vezes ao dia após as refeições. A língua também deve ser escovada, evitando o acúmulo de restos de alimentos, células mortas, fungos e bactérias que provocam mau hálito;

– A escova deve ser trocada, em média, a cada 3 meses, ou sempre que as cerdas ficarem abertas. O tamanho deve ser proporcional à boca e aos dentes, com cerdas macias o suficiente para promover a limpeza dos dentes sem machucar a gengiva e desgastar os dentes;

– Usar fio dental 1 vez por dia, de preferência à noite, após a última refeição;

– Sobre o uso de enxaguante bucal, vale a recomendação de um cirurgião-dentista sobre o tipo e a forma de uso do produto;

“Evitar o consumo de alimentos ácidos em excesso, que podem causar abrasão dos dentes; ou alimentos muito gelados ou quentes, que podem trincar o esmalte”, segundo Tricoli.

Programa Sorria SP

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mantém o programa Sorria SP, que prevê ações de fortalecimento e integração junto às equipes de assistência à saúde bucal dos municípios. O objetivo é auxiliar as gestões primárias a oferecer um serviço de saúde bucal que atenda às necessidades da população e esteja de acordo com os princípios, diretrizes e demais normativas do SUS.

Por meio do Sorria SP, foram definidas as Diretrizes da Política Estadual de Saúde Bucal, que visam apoiar as ações de promoção relacionadas à educação em saúde, diagnóstico precoce, agenda baseada em prioridades de risco, e à resolutividade dos cuidados da atenção primária. O programa também realiza o monitoramento dos trabalhos dos municípios, identificando as prioridades regionais.

Por meio do sistema foi possível identificar, por exemplo, a importância da busca ativa voltada para as populações vulneráveis às doenças bucais, como o público em idade escolar, gestantes, diabéticos, tabagistas e hipertensos. Além disso, concluiu-se sobre o impacto positivo do diagnóstico precoce de cárie na prevenção a casos mais graves durante os atendimentos dos municípios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 30°C 17°C
Sáb 19°C 16°C
Dom 16°C 15°C
Seg 23°C 15°C
Ter 18°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes