Quinta, 26 de Janeiro de 2023
21°

Tempo limpo

Osasco, SP

Geral Sergipe

SergipePrevidência comemora os 142 anos da previdência sergipana e os 100 da nacional

A previdência tem como principal papel gerir e garantir condições futuras de sustentabilidade financeira aos aposentados e pensionistas

24/01/2023 às 23h50
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:

A Previdência Pública de Sergipe comemora, este ano, 142 anos de existência. Mais velha que a Previdência Social brasileira, que completou 100 anos nesta terça-feira, 24. A Previdência Social é o seguro social adquirido por meio da contribuição mensal, que garante ao segurado uma renda no momento em que ele não puder trabalhar, com as concessões dos benefícios de aposentadoria e pensão.

O diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade conta, que em 30 de março de 1881, foi criada uma Lei instituindo o Montepio dos Funcionários Públicos da Província de Sergipe. Esta Lei foi precursora no Brasil e serviu de exemplo para outros estados.

De acordo com José Roberto, em dezembro de 1961, o Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Ipes) foi criado, prevalecendo até 2006, quando foi desvinculado da instituição dos Serviços de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado. Dois anos depois, se tornou o SergipePrevidência.

“Falar sobre o SergipePrevidência é falar de um horizonte centenário. Nosso principal papel é gerir, proporcionar e garantir condições futuras de sustentabilidade financeira da Previdência estadual. Falamos, aqui, da história, visando e trabalhando, também, em projetos atuais e futuros”, reforça.

O SergipePrevidência conta com 34,5 mil aposentados e pensionistas, número que foi triplicado ao longo dos últimos 15 anos da instituição. “Todos esses dados são atualizados e publicados em nosso site como boletim mensal. Nosso intuito é tornar nosso trabalho o mais transparente possível para os órgãos de controle, sindicatos das categorias profissionais vinculadas à rede estadual e para à sociedade”, acentua José Roberto.
 

Tranquilidade
Professora aposentada da rede estadual há 26 anos, Josefa dos Reis Silva é natural de Malhador, mora em Itabaiana e é mãe de quatro filhos. “Estudei, trabalhei, venci e consegui minha aposentadoria. É dela que vivo hoje, com muita felicidade e gratidão a Deus. Pra mim, a aposentadoria é uma maravilha. É o resultado dos meus estudos e trabalhos. É o resultado das minhas vitórias de vida”, comemora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sex 29°C 16°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 28°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete