Quinta, 26 de Janeiro de 2023
21°

Tempo limpo

Osasco, SP

Meio Ambiente Iceberg-Antártica

Antártica: Iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprende

Por uma década grandes fissuras nas plataformas de gelo aumentaram, observam os glaciologistas.

23/01/2023 às 23h46
Por: Kátia Barone
Compartilhe:
Iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprende na Antártica - GZH
Iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprende na Antártica - GZH

            Antártica é o mais meridional de todos os continentes, com uma área de 14,4 milhões de quilômetros quadrados, é o quinto maior continente do mundo, nele se localiza o Polo Sul, o ponto mais meridional na Terra, a principal característica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, um grande deserto formado por enormes geleiras e coberto por gelo.

            Neste domingo 22/01/2023 um iceberg com cerca de 1.500 quilômetros quadrados, equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo, se desprendeu da Antártica, segundo informação de um grupo de cientistas britânicos nesta segunda-feira 23/01/2023, embora a região esteja ameaçada pelo aquecimento global, a ocorrência, porém não se deve às mudanças climáticas, informou o British Antartic Survey (BAS), é o responsável pelos assuntos relativos aos interesses do Reino Unido na Antártica e, encontra-se baseado em Cambridge a Universidade localizada, no leste da Inglaterra.

Em 2016 o BAS – British Antartic Survey decidiu mudar a base de pesquisa britânica Halley VI para outro local, localizado a cerca de 20 km de distância, por receio que se desprendesse e flutuasse como um iceberg, porém há dois anos na mesma área, chamada plataforma de gelo Brunt, outro iceberg de tamanho semelhante já havia se quebrado.

Segundo o glaciologista Dominic Hodgson explicou “este desprendimento era esperado e faz parte do comportamento natural da plataforma de gelo Brunt”, citado em comunicado.

O continente sofre as consequências do aquecimento global, temperaturas recordes foram registradas na área do ano passado, a extensão de gelo naquela parte, atingiu em fevereiro/2022 o mínimo já registrado em 44 anos de observações por satélite, indicou o relatório anual do programa europeu sobre mudanças climáticas Corpenicus é o programa de observação da Terra da União Europeia, que analisa o nosso planeta e o seu ambiente em beneficio de todos os cidadãos europeu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Kátia Barone
Kátia Barone
Sobre Kátia Soriano Barone sou Paulista e estudo Jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul
Osasco, SP Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sex 29°C 16°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 28°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete