Quinta, 26 de Janeiro de 2023
21°

Tempo limpo

Osasco, SP

Brasil Aborto é retirado

O presidente Lula retira Brasil de aliança internacional contra aborto e Damares rebate “já era esperado”

O Brasil havia aderido à aliança antiaborto em 2020, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração citava que a família devia ser baseada em casais heterossexuais.

18/01/2023 às 09h35 Atualizada em 18/01/2023 às 12h34
Por: Maria de Jesus
Compartilhe:
Foto: Senadora Damares Alves redes Sociais.
Foto: Senadora Damares Alves redes Sociais.

O atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou o Brasil de uma aliança internacional contra o aborto, aderida por Jair Messias Bolsonaro, em 2020, com iniciativa do então ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

O documento chamado “declaração do consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Mulher” cita em que a família deve ser baseada em casais heterossexuais. Dizia ainda que “não há direito internacional ao aborto nem qualquer obrigação internacional por parte dos Estados de financiar ou facilitar o procedimento”. Acordado, totalmente desfeito pelo presidente Lula e a senadora Damares Alves rebateu “Já era esperado”.

A Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou nesta terça-feira (17) que atuará no senado para reverter saída do Brasil de aliança antiaborto, retirada pelo governo, Lula. Já o atual presidente disse por meio de nota que “decidiu atualizar o posicionamento do país” e retirou o apoio do Brasil e acrescentou que o documento contém um “entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família”, pontuou Lula.

Segundo Damares, o Consenso de Genebra foi uma das maiores alianças assinadas pelo Brasil nas últimas décadas, em redes sociais Ela escreveu “Em síntese, ele garante a proteção dos países de interferências e embargos internacionais, prevalecendo a soberania nacional na temática do aborto” afirmou a Senadora.

O que se sabe, que Lula vinha dizendo durante sua campanha eleitoral, que não era a favor do aborto e acusava aqueles que faziam essas afirmações de “fake news”, ou seja, o atual presidente "mentiu". 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maria de Jesus
Maria de Jesus
Sobre Apaixonada por comunicação com interesses em diferentes mídias — de Belo Horizonte
Osasco, SP Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sex 29°C 16°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 28°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete