Quarta, 29 de Março de 2023
24°

Parcialmente nublado

Osasco, SP

Política Democracia

Lewandovisk impede diplomação de “Wendel Lagartixa” a deputado estadual no RN

Lagartixa é o candidato mais votado do RN e foi condenado por porte ilegal de arma.

16/12/2022 às 22h22 Atualizada em 16/12/2022 às 22h57
Por: Mikele Santos
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Ricardo Lewandovisk negou ao candidato Wendel Fagner Cortez de Almeida, o Wendel Lagartixa, o direito de ser diplomado como deputado estadual na próxima segunda-feira (19). Ele foi o candidato mais votado entre todos os concorrentes a uma vaga na Assembleia Legislativa, com mais de 83 mil votos.

No entanto, uma condenação em 2ª instância por porte ilegal de armas o tornou inelegível, decisão confirmada por Ricardo Lewandovisk, mas que ainda cabe recurso. O processo deve seguir para decisão do Pleno.

A solenidade de posse de todos os eleitos no Rio Grande do Norte, o que inclui a governadora Fátima Bezerra e os parlamentares para a ALRN, Câmara dos Deputados e Senado Federal, está confirmada para a próxima segunda (19), na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Natal.

 Na decisão, Lewandovisk indefe o registro de candidatura de Lagartixa e pede a exclusão do nome dele da lista dos eleitos, além de promover a retotalização dos votos sem os votos destinados ao candidato.

Com o novo cálculo, o deputado Ubaldo Fernandes deve ser diplomado no lugar do Lagartixa. Ele obteve 34.426 votos em 2 de outubro.

Entenda o caso do condenado

Lagartixa foi condenado por porte ilegal de arma e munições de uso restrito e deve ficar inelegível por oito anos a contar da data do término da pena, em junho de 2021.

Em posse de Lagartixa, foram encontrados: um colete e duas placas de colete balístico; duas munições de calibre .40; um cartucho calibre .12; 30 munições de calibre .380; três carregadores de calibre .380; e um carregador calibre .40; todos com prolongador.

O arsenal corrobora para outras crimes dos quais Lagartixa é acusado: homicídio simples e homicídio qualificado. “Fato esse que, a despeito de não configurar inelegibilidade, é elemento revelador de periculosidade social”, conforme explicitou o ministro ao decidir pela inelegibilidade do bolsonarista.

Em 2013, Wendel Lagartixa foi preso na Operação Hecatombe da Polícia Federal, acusado de participar de um grupo de extermínio. A soltura só veio porque o prazo de prisão preventiva extrapolou. Além disso, já esteve envolvido em outras investigações, como a Operação Fronteira, conduzida pela Polícia Civil.

Fonte:Agência Saiba Mais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mikele Santos
Mikele Santos
Sobre Mikele Santos Atualmente, estudo jornalismo pela Universidade cruzeiro do sul. Tenho 31 anos, sou natural da cidade da quintura, Mossoró-RN, poetisa do efêmero, grande admiradora da sociedade do espetáculo. Fiz participações especiais na Rádio Rural de Mossoró, no programa Juventude Livre Sim (realização da RCC), durante a tarde, por conta dele que despertou em mim o interesse em comunicação, em especial pelo rádio.
Osasco, SP Atualizado às 19h09 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qui 29°C 19°C
Sex 28°C 19°C
Sáb 25°C 19°C
Dom 20°C 17°C
Seg 23°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes