A vacina será aplicada em bovinos e bubalinos de até 24 meses em dez estados (AL, AM, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RR e RN), conforme o calendário nacional de vacinação. A expectativa do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento é vacinar cerca de 161 milhões de animais. O produtor poderá fazer a declaração da vacinação até dia 24 de dezembro.
A campanha tem como objetivo a prevenção da doença em animais, através da vacinação em todos os estados brasileiros. O ministério recomenda que os produtores continuem vacinando seus rebanhos para evitar a contaminação e a disseminação da doença. O Mapa também está trabalhando para aprimorar os serviços de vacinação e o acompanhamento das áreas atingidas pela doença.
A febre aftosa é altamente contagiosa entre os animais e pode afetar bovinos, suínos, bubalinos, ovinos, caprinos, eqüinos, muares, camundongos e alguns animais silvestres. O vírus da febre aftosa é altamente resistente a variadas condições ambientais, como a dessecação e a congelamento. A doença pode ser controlada com vacinação e é considerada a principal doença infecciosa de animais de produção no mundo.
Fonte: Agência Brasil
Mín. 18° Máx. 27°