A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest) que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) informou por meio de nota que, nesta quinta-feira (15) irão suspender os atendimentos nos hospitais e clínicas do Rio Grande do Norte.
A coopanest declarou que encaminhou ofícios aos secretários comunicando a suspensão dos atendimentos a partir do dia 15 de dezembro e que, "diante da omissão do poder público em provocar o diálogo e sem à regularização dos honorários, as cirurgias eletivas contratadas pelo SUS no Rio Grande do Norte deixarão de ser realizadas nesta quinta-feira nos hospitais e clínicas".
A cooperativa dos profissionais afirma que acumula uma dívida, que chegará aos R$ 4 milhões de reais no próximo dia 25, em decorrência do atraso nos pagamentos do Governo do RN e da Prefeitura do Natal. Informa ainda que parte desse atraso remete à parcela do mês de janeiro de 2022, fruto do acordo intermediado com os prestadores de serviço na época.
Por mês, a Coopanest realiza 5.200 procedimentos mensais para o Sistema Único de Saúde. De acordo com a divisão de responsabilidades, o Governo Federal é responsável por 23% do repasse, o Governo Estadual 46% e o Municipal 31%.
As paralisações motivadas pelo atraso salarial vêm se intensificando desde novembro, relembre a matéria da Coopmed-RN realizou paralisação em novembro devido cinco meses de salários atrasados.
Relembre a notícia:
Fonte: Tribuna do Norte e Coopaneste
Mín. 18° Máx. 27°