A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que o Brasil recebeu nesta sexta-feira (9) o primeiro lote com 1,4 milhão de doses de vacinas bivalentes contra covid-19. As doses são de fabricação da Pfizer e protegem contra a variante Ômicron original e a variante BA1.
O ministério destacou ainda que as vacinas bivalentes são fabricadas com tecnologia de última geração, a partir de uma proteína recombinante, sem a necessidade de uso de vírus vivo. Elas possuem também duas cepas atenuadas para combater a Covid-19, o que amplia a segurança e eficácia do imunizante.
O ministério também informou que as vacinas possuem baixo potencial de causar reações adversas e são consideradas seguras para a população. Além disso, elas são aprovadas pela Anvisa e devem ser aplicadas nas pessoas acima de 18 anos.
“Mesmo diante da chegada dos novos lotes de vacinas, é importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Os brasileiros devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço”, alertou o Ministério da Saúde.
Fonte: Agência Brasil
Mín. 18° Máx. 27°