Quinta, 26 de Janeiro de 2023
23°

Tempo limpo

Osasco, SP

Saúde Amazonas

Saúde e qualidade de vida: Policlínica Codajás realiza ação global para pacientes com estomia

Programa de Atenção à Pessoa com Estomia atende mais de 1 mil pacientes com distribuição de bolsas e equipe multidisciplinar

06/12/2022 às 21h15
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Programa de Atenção à Pessoa com Estomia atende mais de 1 mil pacientes com distribuição de bolsas e equipe multidisciplinar

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes com estomia, a Policlínica Codajás, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou nesta terça-feira (06/12) uma ação global de saúde, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Estomia, celebrado em 16 de novembro.

A programação contou com sessões de meditação, alongamento, aula de dança com zumba e ritmos, aferição de glicemia, pressão arterial, sessões de auriculoterapia, orientação nutricional, entre outras atividades.

Os pacientes que participaram da ação global são atendidos pelo Programa de Atenção à Pessoa com Estomia, oferecido na Policlínica para 1.110 pacientes com 41 tipos de bolsas, entregues toda semana gratuitamente.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, destacou que o evento proporcionou um momento de interação entre os pacientes, suas famílias e os profissionais de saúde.

“Sabemos da importância do programa para vida dos nossos pacientes, e este momento é um encontro extra, para que eles possam se sentir valorizados e queridos em nossa unidade, além do que já oferecemos no dia a dia”, declarou.

O motorista Edmilson Dias, de 52 anos, participa pela primeira vez do evento e conta que é uma forma de valorização da pessoa com estomia.

“Vou usar a bolsa durante um ano. Tenho recebido o melhor tratamento possível aqui na unidade e estou muito feliz em participar desta ação com a minha família”, disse.

Programa

O Programa de Atenção à Pessoa com Estomia é uma parceria é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal, por meio do programa Viver sem Limites.

A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do Estado do Amazonas Tipo IV (CER IV), Adriana Azevedo, explicou que, além da distribuição das bolsas, o programa dispõe de uma equipe multiprofissional formada por diversos especialistas e profissionais para o atendimento dos pacientes.

“Nossa equipe é composta por enfermeira, estomaterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista, proctologista, ofertando aos pacientes mais segurança e atendimento humanizado”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 18h36 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sex 29°C 16°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 28°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete