Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022
" name="description" />
Quinta, 26 de Janeiro de 2023
Saúde Sergipe

Saúde Estadual discute a importância da implementação da Ouvidoria Ativa no SUS

Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022
06/12/2022 às 20h05
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:

A ouvidoria no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma ferramenta essencial para proporcionar credibilidade ao sistema, além do acesso à universalidade e à integralidade às cidadãs e cidadãos. A fim de discutir a temática, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou, nesta terça-feira (6), uma teleducação sobre importância da implementação das ouvidorias ativas do SUS, voltada a profissionais de saúde que atuam nos municípios sergipanos, além de acadêmicos da respectiva área. 

A ação contou com webpalestras ministradas pela biomédica, mestre em Fisiopatologia Experimental, especialista em Saúde Pública, e ouvidora certificada pela ABO, com atuação na Ouvidora Geral do SUS da SES/SP, Patrícia Camargo Ferreira; e do farmacêutico, mestre em Saúde Pública, doutorando em Saúde Coletiva, especialista em Gestão em Saúde, Gestão Pública Municipal e Ouvidoria, e analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde (MS), Rafael Vulpi Caliari. 

De acordo a assessora técnica da Ouvidoria do SUS/SES, educadora popular em saúde e também mediadora da teleducação, Iara de Sena, o objetivo da ação foi criar uma rede solidária junto às ouvidorias municipais e aos hospitais. “Nossa missão é colocar a equidade em primeiro lugar. Entendemos o cidadão como um ser que necessita ser atendido pelo SUS de uma forma completa, diferenciada, tendo em vista de que cada cidadão tem o seu problema, tem a sua particularidade. Então, a implementação da ouvidoria ativa no SUS é, na verdade, a criação de uma rede entre municípios, hospitais, e a SES, através das áreas técnicas, para que possamos fortalecer ainda mais o SUS no Estado”, destacou. 

Assuntos em destaque

Entre os assuntos abordados, os facilitadores fizeram um panorama do conceito de ouvidoria ativa, com foco no planejamento e execução, estratégias – ouvidoria itinerante, contato ativo, transparência ativa e pesquisas de satisfação –, e efeitos da ouvidoria ativa, além de um panorama da Ouvidoria Geral do SUS do Estado de São Paulo, bem como os dados estatísticos e estrutura organizacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sex 29°C 16°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 28°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete