Quinta, 18 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Osasco, SP

Educação Amazonas

UEA realiza 4º Encontro Pedagógico do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

05/12/2022 às 18h35
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Evento, que segue até amanhã (06/12), visa compartilhamento de informações e experiências e divulgação de orientações sobre novo regulamento do plano

A Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediou, na manhã desta segunda-feira (05/12), o 4º Encontro Pedagógico do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A iniciativa é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O reitor da UEA, André Zogahib, foi representado pelo pró-reitor de Ensino e Graduação, Raimundo Barradas.

A abertura do evento teve ainda a participação do diretor da ENS, Otávio Rios, e da coordenadora do Parfor/UEA, Luciane Lopes de Souza. Em seguida, a professora Thaiany Guedes da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou a palestra “As emoções e suas implicações à constituição de novas racionalidades no contexto de formação de professores”.

O objetivo do encontro é o compartilhamento de informações e experiências e a divulgação de orientações a respeito dos procedimentos do novo regulamento do Parfor. Isso é possível por meio da oferta de cursos de Licenciatura correspondentes à área em que a iniciativa atua. Atualmente são ofertados oito cursos de primeira Licenciatura em 13 municípios do interior do Amazonas. São 760 professores cursistas matriculados e, neste ano, o Parfor UEA aprovou mais 40 novas turmas, sendo que 18 já estão devidamente implementadas.

O diretor da ENS, Otávio Rios, destacou a satisfação em participar do Encontro do Parfor. “O Parfor da UEA é o maior do Amazonas mas, provavelmente, com essas 60 turmas, seremos o maior Parfor da região Norte. Isso só engrandece a nossa universidade. As perspectivas para 2023, além de desafiadoras, são promissoras”, ressaltou.

A coordenadora Luciane Lopes explica que o evento conta com uma mesa-redonda, na qual serão discutidos os desafios e as melhorias do programa. “A gente planejou por muito tempo esse evento para possibilitarmos o encontro de todos os coordenadores dos cursos e professores selecionados para ministrar aulas no Parfor. E também para encontrarmos melhores estratégias para o bom andamento do programa”, pontuou.

O pró-reitor Raimundo Barradas ressalta o empenho da gestão para melhorar a qualidade e atendimento aos cursos da UEA. “Quando temos a oportunidade de trabalhar para melhorar as instituições, devemos nos dedicar, porque, quando elas estão consolidadas e solidificadas, produzem um estado melhor. E é o que temos feito”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 20h59 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

Sex 24°C 16°C
Sáb 26°C 15°C
Dom 28°C 16°C
Seg 28°C 17°C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes