No Catar é ilegal ser homossexual e passível de prisão e pena de morte, violência e discriminação contra pessoas LGBTQIA+, trabalhadores migrantes e mulheres são comuns no país, apesar disso, o Catar explica que a Copa do Mundo de 2022 é um “torneio para todos”.
Os chapéus representam o “Rainbow Wall” (“Muro do Arco-íris”), grupo de torcedores do País de Gales que são membros da comunidade LGBTQIA+, e foram criados em parceria com a própria FAW – Associação de Futebol do País de Gales.
A FAW – Associação de Futebol do País de Gales, relatou na terça-feira 22/11 que entraria em contato com a FIFA – Federação Internacional de Futebol Associado, após seus funcionários e torcedores precisarem remover e descartar os acessórios com arco-íris, antes de entrar no estádio para o jogo de estreia, contra os Estados Unidos na segunda-feira 21/11, o jogo terminou empatado em 1x1.
“Em resposta à FAW, a FIFA confirmou que os torcedores com chapéus, de balde e bandeiras de arco-íris terão permissão para entrar no estádio para a partida de @Cymru contra o Irã na sexta-feira”, disse a FAW em seu perfil oficial no Twitter.
Sete seleções europeias, que participam do torneio abandonaram os planos para que, os seus respectivos capitães usassem braçadeiras multicoloridas, “OneLove” que surgiu na Holanda em 2020, para demonstrar apoio à diversidade e inclusão, depois que a FIFA, ameaçou dar cartões amarelos a qualquer jogador que os usasse.
“Todos os locais da Copa do Mundo foram contatados e instruídos a seguir as regras e regulamentos acordados.”
O País de Gales está disputando sua primeia Copa do Mundo em 64 anos.
Mín. 17° Máx. 29°