Terça, 06 de Dezembro de 2022
20°

Trovoada

Osasco - SP

Tecnologia Amazonas

Com apoio da Adaf, Mapa realiza palestra para universitários e pós-graduandos da Ufam

A atividade aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Ufam e teve como palestrante , Wilson da Silva Moraes.

24/11/2022 às 12h40
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Atividade teve como tema a praga quarentenária fusariose da bananeira – Raça 4 Tropical

Seguindo o cronograma de ações da força-tarefa de educação sanitária montada para evitar a entrada da praga fusariose da bananeira – Raça 4 Tropical, no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, na quarta-feira (23/11), com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), uma palestra sobre o tema para universitários e pós-graduandos do curso deAgronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)e de faculdades particulares.

A atividade aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Ufam e teve como palestrante o engenheiro agrônomo e fitopatologista da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), Wilson da Silva Moraes. No evento, ele apresentou o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância da Fusariose da Bananeira – Raça 4 Tropical (PNPV/Foc R4T), instituído pelo Mapa no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância de Pragas Quarentenárias Ausentes, por meio da Instrução Normativa nº 30/2020.

“É importante ensinar como identificar as doenças, o que é preciso fazer para prevenir a entrada da praga no Brasil, e alertar para a importância da comunicação imediata, junto ao serviço de extensão rural ou da defesa agropecuária, sobre a presença de plantas doentes. Por meio da educação sanitária, orientamos os profissionais e estudantes da área sobre a prevenção e a vigilância da fusariose da bananeira – Raça 4 Tropical”, destacou o palestrante.

O PNPV/Foc R4T estabelece as diretrizes e os procedimentos operacionais para aplicação de medidas de prevenção e de contingência (contenção, supressão e erradicação) de focos da Raça 4 Tropical, incluindo ações de educação fitossanitária; capacitação; elaboração, coordenação e execução de ações fitossanitárias para prevenção; e elaboração, coordenação e execução de ações fitossanitárias para contingência.

Para prevenir a entrada da fusariose da bananeira – Raça 4 Tropical, no Brasil, as Superintendências Federais da Agricultura realizam também anualmente, em articulação com os Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal, incluindo a Adaf, levantamentos fitossanitários específicos de detecção da praga Foc R4T.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP Atualizado às 21h08 - Fonte: ClimaTempo
20°
Trovoada

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete