Terça, 06 de Dezembro de 2022
20°

Chuva forte

Osasco - SP

Saúde Covid-19 - Remédio

Anvisa aprova venda de Paxlovid que é o primeiro remédio para tratar covid-19 em casa

Para a Anvisa, a regulamentação é “uma importante ferramenta para aumentar a oferta de opções de tratamento” contra covid-19.

23/11/2022 às 21h31 Atualizada em 23/11/2022 às 21h49
Por: Mikele Santos
Compartilhe:
Caixa de Paxlovid, da Pfizer — Foto: Jennifer Lorenzini/Reuters
Caixa de Paxlovid, da Pfizer — Foto: Jennifer Lorenzini/Reuters

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou, nesta segunda-feira (21), a venda de Paxlovid, para farmácias e hospitais particulares do país, um medicamento para tratar a covid-19. O Paxlovid, usado no tratamento da covid-19, teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em 30 de março deste ano. Segundo a autarquia, é “seguro e eficaz”. O medicamento é de uso adulto, com venda sob prescrição médica

Conforme a Anvisa, a decisão foi tomada após o resultado de estudos clínicos realizados em cinco estados do país, em que o medicamento mostrou eficácia contra a covid-19, ao ser administrado por um período de cinco dias. O Paxlovid é feito com o princípio ativo de nirmatrelvir + ritonavir, usado em outros medicamentos para a covid-19.

Segundo a diretora relatora, Meiruze Freitas, a venda no mercado privado irá aumentar a facilidade de acesso ao tratamento da Covid-19, visto que o remédio deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas da doença.

O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessários, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, afirmou a diretora. Ela reiterou que o tratamento não substitui a vacinação, que “continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos”, acrescentou Meiruze.  

Segundo a Anvisa, o Paxlovid não está autorizado para tratamento de pacientes que requerem hospitalização devido a manifestações graves ou críticas da Covid-19. Também não está autorizado para profilaxia pré ou pós-exposição para prevenção da infecção pelo novo coronavírus.  O remédio não está autorizado para uso por mais de cinco dias.

Fonte: Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mikele Santos
Mikele Santos
Sobre Mikele Santos Atualmente, estudo jornalismo pela Universidade cruzeiro do sul. Tenho 31 anos, sou natural da cidade da quintura, Mossoró-RN, poetisa do efêmero, grande admiradora da sociedade do espetáculo. Fiz participações especiais na Rádio Rural de Mossoró, no programa Juventude Livre Sim (realização da RCC), durante a tarde, por conta dele que despertou em mim o interesse em comunicação, em especial pelo rádio.
Osasco - SP Atualizado às 22h08 - Fonte: ClimaTempo
20°
Chuva forte

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete