Um navio à deriva se chocou com a ponte Rio-Niterói, no início da noite desta segunda-feira (14). Pouco depois das 18h, O graneleiro São Luiz, ancorado na Baía de Guanabara desde 2016, foi levado pela força do vento e colidiu contra a estrutura da ponte, próximo a Niterói.
O motorista Alexandro Belotte, que passava pelo local, registrou o momento exato em que a embarcação atingiu a ponte, provocando um grande impacto.
"Começou um vento muito forte na ponte (...) Foi aí que eu vi o navio e achei que ele ia passar direto. Mas, pela altura, logo eu pensei que estava estranho e que não ia passar (...) A parte alta bateu forte na ponte. Na hora, meu telefone caiu no chão. Chegou a balançar a ponte. Balançou muito. O carro quase sai de uma faixa e vai para a outra.”, contou o motorista.
Assista ao vídeo do momento em que o navio atinge a ponte Rio-Niterói: https://youtu.be/YwQ1GPJG1QA
O trânsito na ponte foi interditado nos dois sentidos por volta das 18h30. A Ponte Rio-Niterói é a principal via de ligação da cidade do Rio de Janeiro com municípios como Niterói, São Gonçalo e da Região dos Lagos - destino bastante procurado pelos cariocas neste feriadão. A interdição gerou um grande atraso no trajeto dos moradores do Rio e de Niterói. Às 20h30, o Centro de Operações Rio informou que monitorava os reflexos na Av. Brasil, na Av. Francisco Bicalho e na Av. Rodrigues Alves, e que o congestionamento na cidade chegava a 19 km.
A Marinha emitiu nota pela assessoria de imprensa, informando que abriu inquérito para apurar as causas do acidente:
"A destinação da embarcação “SÃO LUÍS” é objeto de processo judicial. Enquanto aguarda a decisão judicial, a embarcação permanecia fundeada em local predefinido pela Autoridade Marítima, na Baía da Guanabara, desde fevereiro de 2016, sem oferecer riscos à navegação", diz o texto.
Engenheiros avaliaram a integridade da estrutura da ponte para a liberação do trânsito. Segundo o prefeito Eduardo Paes, não há indícios de danos mais graves.
"Uma equipe técnica vistoriou os pilares 71, 72 e 73 e não detectou nenhuma avaria na estrutura (infra e meso). Avaliação nos aparelhos de apoio estão indicando danos de pequena monta. Devem liberar tráfego, parcialmente, em pouco tempo", informou o prefeito pelo Twiter, minutos antes da reabertura.
O acidente ocorreu em meio à mudança de tempo no Rio. Segundo o Alerta Rio, houve registro de vento forte nos aeroportos do Galeão (57,4 km/h) e Santos Dummont (53,7km). A cidade está em estágio de mobilização deste o início da tarde.
Por volta das 21h30 a ponte foi liberada parcialmente. Na parte da manhã desta terça-feira (15) o tráfego já havia sido normalizado. Por causa do feriado prolongado, espera-se um fluxo bem intenso nestes dois dias de retorno.
Mín. 17° Máx. 29°