Uma composição de trem da SuperVia, no ramal Santa Cruz, sofreu uma pane entre as estações de Cascadura e Quintino, na manhã desta quinta-feira (10). Por volta das 6h30, os passageiros precisaram descer na linha do trem da Estação Quintino. Às 7h30 já havia reflexos em outras estações, o que gerou tumulto e transtornos no transporte público da cidade.
Segundo relato dos passageiros, depois que o trem enguiçou, eles permaneceram na composição por cerca de 30 minutos. Após a espera, acionaram o alarme, para que pudessem sair dos vagões.
De acordo com a empresa, inicialmente, os trens aguardavam ordem de circulação devido à quantidade de pessoas presentes nos trilhos e a circulação só seria normalizada após os passageiros saírem. A empresa afirma que, segundo as primeiras informações, a pane foi causada pelo acionamento do alarme de segurança da composição.
Em decorrência dos atos de vandalismo, a SuperVia interrompeu a circulação nos ramais Santa Cruz, Japeri e na extensão Paracambi. Na estação de Deodoro, passageiros colocaram fogo nos trilhos, danificaram placas e usaram uma barra de ferro para danificar a cabine do trem que estava na plataforma. Entre 7h e 9h, a estação ficou lotada, e muitas pessoas desistiram de embarcar.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informa que vai abrir um boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias da situação e vai avaliar a adequação do atendimento prestado pela SuperVia.
Mín. 17° Máx. 29°