Quinta, 18 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Osasco, SP

Política Manifestações

Bolsonaristas são acusados de fazer saudação nazista em Santa Catarina

O vídeo que mostra os manifestantes fazendo o gesto viralizou nas redes sociais.

02/11/2022 às 17h17 Atualizada em 02/11/2022 às 17h24
Por: Victor Del Porto
Compartilhe:
Os manifestantes bolsonaristas fazendo o gesto durante o Hino Nacional (Foto: Reprodução/Internet)
Os manifestantes bolsonaristas fazendo o gesto durante o Hino Nacional (Foto: Reprodução/Internet)

Após o discurso do atual presidente Jair Bolsonaro ontem, 01, bolsonaristas utilizaram as redes sociais para marcar novas manifestações para hoje, 02, feriado de Finados. Depois de bloqueios e interdições nas rodovias em todo o Brasil, desta vez os manifestantes decidiram por ir à bases e quartéis generais do Exército para repetir os pedidos de intervenção militar.

Um dos locais escolhidos para estes atos foi o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, na BR-163 em São Miguel do Oeste, no estado de Santa Catarina. O que chamou mais a atenção do público nas redes sociais sobre o ato neste local foi um vídeo: durante a execução do Hino Nacional os manifestantes presentes fazem um gesto semelhante a saudação nazista Sieg Heil (braço direito levantado em diagonal com a palma estendida para baixo).

O vídeo ganhou grande alcance no Twitter, recebendo críticas do público e de entidades, como a Confederação Israelita do Brasil (CONIB). Por outro lado, bolsonaristas argumentaram que o gesto não é nazista, mas sim o mesmo feito em um juramento à bandeira.

Entretanto, segundo Robson Bonin, jornalista da Veja, o gesto só é feito em duas ocasiões no Exército: compromisso dos recrutas e nas competições desportivas. Durante o Hino Nacional, deve-se estar em posição de sentido. Nas redes sociais algumas pessoas chamaram a atenção também para a diferença de gestos: apesar de ambos serem com o braço levantado e estendido, o gesto do juramento militar é feito na altura do peito.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está analisando as imagens do ato. As pessoas identificadas fazendo o gesto podem ser responsabilizadas criminalmente pois, no Brasil, apologia ao nazismo é considerada crime. Não estão descartados pedidos de prisão preventiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Victor Del Porto
Victor Del Porto
Sobre Meu nome é Victor Del Porto Gomes da Silva, tenho 29 anos e sou de São Paulo, Capital. Sou fã de automobilismo desde criança, principalmente Formula 1. Desde 2012, sou piloto de automobilismo virtual (uma categoria de eSports, campeonatos de jogos eletrônicos). Sou formado nos cursos técnicos de Informática e Comunicação Visual e estou no 7º semestre do Bacharelado em Jornalismo.
Osasco, SP Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 20°

Sex 19°C 15°C
Sáb 26°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 29°C 18°C
Ter 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes