No próximo sábado, 29, será anunciada a vencedora do Miss Mundo Cadeirante 2022, na cidade litorânea de Rosarito, no México. O evento conta com a participação de 18 mulheres cadeirantes representando 18 países: uma delas é a brasileira Ana Paula de Oliveira, de 42 anos.
Em entrevista para ao portal Agência Sebrae, Ana Paula contou que perdeu o movimento das pernas em 1997, aos 17 anos. O motivo foi uma tentativa de estupro: ela recebeu um tiro ao tentar escapar. Ela é formada em Relações Internacionais e cursa pós-graduação em Mídias Digitais. É moradora de Carapicuíba.
Para participar do concurso, Ana teve de fazer a sua inscrição online (confira o vídeo ao final da matéria), além de uma vaquinha para arrecadar o dinheiro das suas passagens e de um acompanhante. A organização do evento é responsável pela hospedagem e pela alimentação no México.
O Miss Mundo Cadeirante 2022 (ou Miss Wheelchair World, nome original em inglês) é a segunda edição do concurso. Ele é organizado pela fundação polonesa Only One Foundation, criada por duas mulheres com deficiência. A intenção da fundação é chamar a atenção da sociedade para as questões que envolvem as mulheres com deficiência.
Já o concurso, realizado pela primeira vez em 2017 na Polônia, foi pensado para as mulheres com deficiência de todo o mundo. O objetivo é celebrar a superação das barreiras, a auto aceitação e o empoderamento destas mulheres.
A final do concurso no México começou dia 23 de outubro. As participantes passam por várias provas, entrevistas e fotos. Dia 29, na cerimônia de gala, será anunciada a grande vencedora.
Confira abaixo o vídeo de inscrição da brasileira Ana Paula de Oliveira (@elafazamissdela no Instagram):
Mín. 14° Máx. 23°