Um buraco de grandes dimensões está gerando uma situação de risco na Rua Bairi há pelo menos um mês, na altura do nº 207. A via, localizada no bairro Alto da Lapa (zona oeste de São Paulo), faz a ligação do tráfego vindo de bairros como Alto de Pinheiro e Vila Ida em direção a Lapa e a Vila Romana.
A Rua Bairi é uma via de mão única, com cerca de 500 metros de extensão em descida. Há casas e prédios comerciais (incluindo escolas, casa de repouso, clínicas) e residenciais. O fluxo de veículos na via costuma ser intenso e variado. Há um ponto de ônibus, cerca de 70 metros após o buraco, por onde passam dez linhas.
Nas últimas semanas foram feitas tentativas de pessoas não identificadas para sinalizar o buraco, inclusive com o uso de um cavalete, para avisar os motoristas do perigo. A ideia, porém, não deu certo: o mesmo cavalete foi visto parcialmente quebrado dentro do buraco e, mais recentemente, destruído (como na foto abaixo).
Buraco da Rua Bairi (Foto: Victor Del Porto)
A Prefeitura de São Paulo anunciou, em junho deste ano, que um programa de recapeamento municipal seria iniciado ainda naquele mês, com previsão de término em 2024 e custo total de R$ 1 bilhão. Segundo o Diário Oficial do dia 04 de junho, o decreto nº 61.417 definiu quais vias seriam atendidas no Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo. A Subprefeitura da Lapa, que é a responsável pela Rua Bairi, foi contemplada: porém, a rua em questão não aparece na relação de vias a serem recapeadas neste Programa.
O Oeste 360 tentou contato com a Subprefeitura da Lapa para pedir esclarecimentos, mas até o momento da publicação desta matéria não recebeu respostas: assim que a Subprefeitura responder, a matéria será atualizada.
Mín. 18° Máx. 27°