Quinta, 26 de Janeiro de 2023
21°

Tempo limpo

Osasco, SP

Especiais Copa do Mundo

Falta 1 mês para a Copa do Mundo Catar 2022

O Oeste 360 responde a 31 perguntas relacionadas ao maior evento do futebol mundial.

20/10/2022 às 10h36 Atualizada em 20/10/2022 às 11h12
Por: Victor Del Porto
Compartilhe:
Catar, país-sede, enfrenta o Equador na abertura da Copa do Mundo 2022, marcada para o dia 20 de novembro (Foto: Reprodução/FIFA)
Catar, país-sede, enfrenta o Equador na abertura da Copa do Mundo 2022, marcada para o dia 20 de novembro (Foto: Reprodução/FIFA)

Em 15 de julho de 2018, domingo, França e Croácia fizeram a final da Copa do Mundo Rússia 2018. Com gols de Mandžukić (contra), Griezmann, Pogba e Mbappé, a seleção francesa conquistou seu segundo título em Copas do Mundo. O fim do jogo determinou o final daquela Copa, porém também iniciou a contagem regressiva para a Copa 2022: faltavam 1590 dias para a abertura.

Hoje, faltando 31 dias para o jogo de abertura entre Catar e Equador, o Oeste 360 responde a 31 perguntas relacionadas a Copa do Mundo Catar 2022.

 

1.     A Copa 2022 no Catar será a edição de que número?

R.: Será a 22ª Copa do Mundo de futebol masculino.

 

2.     Qual é o país-sede da Copa 2022?

R.: É o Catar (ou Qatar, segundo a língua inglesa), localizado na Ásia Continental, fazendo parte da região chamada Península Arábica e Oriente Médio. Sua capital é Doha.

 

3.     Qual é a distância entre o Brasil e o Catar?

R.: A distância entre as capitais dos dois países é de 11.676,43 km. Para chegar à capital do país da Copa são necessárias cerca de 15 horas de voo.

 

4.     Qual é o idioma oficial?

R.: O idioma oficial é o árabe. A segunda língua mais falada é o inglês.

 

5.     Qual é o tamanho do Catar?

R.: O país é, praticamente, metade do estado brasileiro do Sergipe. São 11.610 km² contra 21.910 km².

 

6.     Qual foi a melhor classificação do Catar em Copas do Mundo?

R.: O Catar nunca participou de uma Copa do Mundo.

 

7.     Quando foi definido que o Catar seria sede da Copa 2022?

R.: O anúncio foi feito na sede da FIFA em Zurique, na Suíça, em 02 de dezembro de 2010, junto com o anúncio da sede da Copa 2018 (Rússia). Concorreram com o Catar os seguintes países: Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

 

8.     Porque o Catar foi escolhido para ser sede da Copa 2022?

R.: Por três motivos: 1. Estádios com alta tecnologia; 2. Estádios próximos uns dos outros; e 3. Ser a primeira Copa no Oriente Médio. Entretanto, a escolha envolveu algumas polêmicas, como suspeita de compra de votos, denúncias de trabalho escravo e a mudança da tradicional data de realização da Copa: do meio para o final do ano.

 

9.     Porque a Copa 2022 será em novembro/dezembro e não em junho/julho como as últimas Copas?

R.: O motivo é o clima. A média de temperatura em junho, verão no Catar, é de 41,2 graus, o que seria um impeditivo para o evento acontecer. Novembro e Dezembro tem clima mais ameno, com temperatura média abaixo de 25 graus. Ainda sim, a temperatura máxima pode chegar perto de 30 graus.

 

10.Quantos estádios serão utilizados?

R.: Serão oito estádios, menor número desde a Copa de 1978 na Argentina (que teve seis estádios).

 

11. Qual é o preço de um ingresso para assistir a um jogo da Copa?

R.: São quatro categorias de ingressos, uma delas destinada aos moradores do Catar. No geral, o mais barato é de 40 rials (moeda catariana), cerca de R$ 58 na cotação de hoje: o mais caro cerca de R$ 9.320 (6.435 rials). O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse recentemente que quase 3 milhões de ingressos já foram vendidos. Ainda há ingressos disponíveis, que podem ser adquiridos pelo site oficial da FIFA.

 

12. Qual é o custo da Copa 2022 para o Catar?

R.: A Copa do Catar custará para o país cerca de 220 bilhões de dólares, tornando-se a Copa mais cara da história. O valor é quase 15 vezes maior que o gasto pelo Brasil na Copa 2014, cerca de 15 bilhões de dólares.

 

13.Havia lido um tempo atrás que a abertura da Copa seria no dia 21 de novembro, segunda-feira, com o jogo Holanda x Senegal. Agora, vejo que será dia 20 de novembro, domingo. Afinal, qual é a data e o jogo corretos?

R.: A abertura da Copa 2022 será no dia 20 de novembro, domingo, com o jogo entre Catar e Equador, às 13h (horário de Brasília). Antes a data da abertura estava agendada para dia 21 do mesmo mês. Porém, segundo a FIFA, a mudança foi feita para manter a tradição do primeiro jogo da Copa ter a participação do país-sede ou do país campeão da última Copa.

 

14. Quantas seleções participarão desta Copa 2022?

R.: 32 seleções, sendo 13 da Europa (Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, País de Gales, Polônia, Portugal, Sérvia e Suíça), 6 da Ásia (Arábia Saudita, Austrália, Catar, Coreia do Sul, Irã e Japão), 5 da África (Camarões, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia), 4 da América Central/América do Norte (Canada, Costa Rica, Estados Unidos e México) e 4 da América do Sul (Argentina, Brasil, Equador e Uruguai). A Austrália pediu para disputar as eliminatórias asiáticas por considerar melhor o nível de futebol do que nas eliminatórias da Oceania, sua região de origem.

 

15. Quem fará a transmissão dos jogos da Copa do Mundo no Brasil?

R.: Na TV aberta a Copa será transmitida pela TV Globo. Na TV fechada (a cabo), pelos canais SporTV 1, 2 e 3. Como estão presentes no Globoplay, os canais também poderão ser assistidos via aplicativo e site (TV Globo gratuitamente, mediante cadastro; SporTV via assinatura ou parceria com operadoras). Por enquanto, nenhuma plataforma de streaming ou IPTV fechou contrato com a FIFA: porém, há chances da própria FIFA, via FIFA+, fazer as transmissões.

 

16. Quais serão os horários dos jogos da Copa?

R.: Os jogos serão realizados em 5 faixas de horários: 07h, 10h, 12h, 13h e 16h (no horário de Brasília). Porém, por dia, serão realizados no máximo 4 jogos.

 

17.Os dias de jogos do Brasil serão considerados feriados?

R.: Não. O dia de jogo da seleção é considerado dia normal de trabalho segundo a legislação trabalhista brasileira. Porém empregador e empregado podem negociar se haverá liberação ou não devido ao jogo do Brasil.

 

18. Em qual grupo o Brasil está e quais seleções enfrentará?

R.: O Brasil está no grupo G, com Camarões, Sérvia e Suíça.

 

19. Quais são os dias e horários dos jogos no Brasil na fase de grupos?

R.: O Brasil estreia contra a Sérvia em 24 de novembro, quinta-feira, às 16h (horário de Brasília). Depois, enfrenta a Suíça em 28 de novembro, segunda-feira, às 13h. Por fim, a seleção brasileira enfrenta Camarões dia 02 de dezembro, sexta-feira, às 16h.

 

20. Se o Brasil se classificar em primeiro lugar, qual serão as datas dos jogos até a semifinal?

R.: O Brasil jogará as Oitavas de Final dia 05 de dezembro, segunda-feira, às 16h (horário de Brasília), as Quartas de Final dia 09 de dezembro, sexta-feira, às 12h, e a Semifinal dia 13 de dezembro, terça-feira, às 16h.

 

21. Se o Brasil se classificar em segundo lugar, qual serão as datas dos jogos até a semifinal?

R.: O Brasil jogará as Oitavas de Final dia 06 de dezembro, terça-feira, às 16h (horário de Brasília), as Quartas de Final dia 10 de dezembro, sábado, às 12h, e a Semifinal dia 14 de dezembro, quarta-feira, às 16h.

 

22. Qual será o dia e o horário da Final? E da decisão do 3º lugar?

R.: A Final será jogada no domingo, 18 de dezembro, e a decisão do 3º lugar um dia antes, no sábado, 17. Os dois jogos serão às 12h (horário de Brasília).

 

23. Após a fase de grupos, quais são os procedimentos caso o jogo termine empatado no tempo normal?

R.: Haverá prorrogação, com 2 tempos de 15 minutos cada, independente de quantos gols forem marcados ou não. Persistindo o empate, a decisão será nos pênaltis, com 5 cobranças para cada seleção. Em caso de novo empate, cada equipe terá direito a uma cobrança cada até que uma seleção faça o gol e a outra erre ou tenha a cobrança defendida.

 

24. Quantas substituições poderão ser feitas durante um jogo?

R.: Cada seleção poderá fazer 5 substituições, seguindo a regra adotada internacionalmente durante a pandemia de COVID-19 a partir de maio de 2020.

 

25. Haverá mudanças no VAR?

R.: O VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, em português) terá o auxílio de uma nova tecnologia, conhecida por SAOT (Tecnologia semiautomática de impedimento, em português). Através do uso de 12 câmeras, haverá o cruzamento de dados, permitindo o envio de um alerta para a sala do VAR caso o jogador esteja impedindo. A solução busca acelerar e dar segurança na decisão dos árbitros.

 

26. Quando será feita a convocação da Seleção Brasileira para a Copa?

R.: A convocação será dia 07 de novembro, segunda-feira, às 13h (horário de Brasília) na sede da CBF (Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro).

 

27. Quantos jogadores serão convocados?

R.: Todas as seleções podem convocar de 23 até 26 jogadores. Os motivos para o aumento de números de convocados são a pandemia do COVID-19 (o(s) jogador(es) infectados terão de ser afastados do grupo, obrigando substituições) e a data diferenciada do evento (a liberação dos jogadores será apenas 7 dias antes do início da Copa, em 13 de novembro, diferente das tradicionais 3 semanas de antecedência: assim, pela maioria dos jogadores estarem com a temporada em andamento, há maiores chances de lesões).

 

28. Até quando as seleções podem avisar a FIFA quais são os jogadores convocados para a Copa?

R.: As seleções devem enviar para a FIFA a relação de 23 a 26 jogadores até dia 14 de novembro, segunda-feira. Porém, em 21 de outubro, sexta-feira, todas as seleções devem enviar uma lista prévia com 55 nomes para a organização e, então, fazer a opção de 23 a 26 jogadores até dia 14 de novembro. O motivo da lista prévia é facilitar que os times liberem seus atletas para as seleções, como um aviso antecipado.

 

29. Quais serão as cores das camisas da seleção brasileira?

R.: O Brasil utilizará as camisas com as tradicionais cores amarelo (uniforme 1) e azul (uniforme 2). Porém há detalhes e estampas que remetem ao Pantanal e a onça-pintada. As camisas são parte da nova coleção da Nike chamada “Garra Brasileira” e podem ser adquiridas por R$ 349,99 cada.

 

30. Este ano há álbum oficial de figurinhas da Copa?

R.: Sim. O álbum foi lançado em 19 de agosto pela Panini. São 670 figurinhas (entre normais e especiais), além de 80 extras. Há diversas versões do álbum: em capa papel cartão/brochura, na cor bordô; e em capa dura, nas cores bordô, dourado e prata. O álbum mais barato custa R$ 12, e cada pacote de figurinhas, com 5 unidades, R$ 4. Também estão sendo comercializados cards da Copa na coleção conhecida como Adrenalyn.

 

31. Haverá FIFA Fan Fest?

R.: Sim, não somente no país da Copa como também em outros países, inclusive no Brasil. O evento foi renomeado para FIFA Fan Festival e será realizado no Rio de Janeiro e São Paulo em dias específicos. Confira a matéria do Oeste 360 sobre o assunto para saber mais detalhes.

 

Depois da final em 18 de dezembro, a próxima Copa será disputada em junho e julho de 2026. Ela terá três países-sede (Canadá, Estados Unidos e México), totalizando 16 estádios. Será a 23ª edição da Copa do Mundo, a primeira com 48 seleções.



 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Victor Del Porto
Victor Del Porto
Sobre Meu nome é Victor Del Porto Gomes da Silva, tenho 29 anos e sou de São Paulo, Capital. Sou fã de automobilismo desde criança, principalmente Formula 1. Desde 2012, sou piloto de automobilismo virtual (uma categoria de eSports, campeonatos de jogos eletrônicos). Sou formado nos cursos técnicos de Informática e Comunicação Visual e estou no 7º semestre do Bacharelado em Jornalismo.
Osasco, SP Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sex 29°C 16°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 28°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete