Terça, 06 de Dezembro de 2022
20°

Chuva forte

Osasco - SP

Política Pesquisas eleitoral

Institutos de pesquisas: Anderson Torres encaminha à PF que investiguem esses órgãos por suspeita de Fraude

O Ministro escreveu em seu Twitter, que resultados do pleito eleitoral, diferem o que as pesquisas indicam.

05/10/2022 às 15h37 Atualizada em 05/10/2022 às 16h12
Por: Maria de Jesus
Compartilhe:
Anderson Torres /Foto redes sociais
Anderson Torres /Foto redes sociais

Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública, encaminhou nesta terça-feira (4), pedido de abertura de inquérito à Polícia Federal (PF) para investigar suposta atuação dos institutos de pesquisas nas eleições do primeiro turno. 

O resultado das pesquisas eleitoral divulgado nas grandes mídias, já se sabe que ajuda na decisão do voto dos eleitores indecisos. Justamente isso que os brasileiros questionam sobre a transparência dessas pesquisas. O resultado do primeiro turno diferiu o que dizia os institutos sobre intenção de votos, divulgado neste sábado (01), um dia antes das eleições, pelo Datafolha.

No Twitter, Anderson Torres escreveu “acabo de encaminhar à Polícia Federal (PF) um pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no Ministério da Justiça e Segurança Pública, que apontou condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados por alguns institutos” conclui o ministro.

A pesquisa realizada por iniciativa do Instituto Veritá, nos dias 24 de setembro a 29 do mesmo mês, apontam Bolsonaro 44,6% e Lula 41,6% dos votos válidos — margem de erro 2 pontos percentuais e nível de confiança 95%. Foram entrevistados 51.169 mil pessoas e tudo realizado conforme as normas do Tribunal Superior Eleitoral. Registro TSE-BR-05980/2022. Não foi divulgada em rede nacional, somente nas redes sociais e portal.

Já a Datafolha divulga Lula com 50% e Bolsonaro (PL) 36%IpecLula (PT) liderava com 48%, em seguida Bolsonaro com 31% dos votos válidos e apontavam o petista eleito no primeiro turno; o que não ocorreu — o ex-presidente ficou com 48,43 dos votos, enquanto Bolsonaro ficou com 43,20%. Não trazendo credibilidade aos brasileiros 
  alguns desses institutos de pesquisas são ligados ao Jornal de São PauloUOL.

O Datafolha, Ipec não é de hoje que vem sendo questionado pela divulgação de pesquisas sem nenhum nível de confiança — essas divergências chamaram atenção de diversos políticos e dos eleitores, com críticas e pedidos por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), onde fará uma investigação em busca da verdade.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maria de Jesus
Maria de Jesus
Sobre Apaixonada por comunicação com interesses em diferentes mídias — de Belo Horizonte
Osasco - SP Atualizado às 21h48 - Fonte: ClimaTempo
20°
Chuva forte

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete