Terça, 06 de Dezembro de 2022
22°

Chuva fraca

Osasco - SP

Ciência Prêmio Nobel 2022

Três cientistas recebem o Nobel de Física 2022 por suas descobertas sobre a mecânica quântica

Os ganhadores são da França, Áustria e Estados Unidos

04/10/2022 às 17h57
Por: Ana Rita N. Paiva
Compartilhe:
(Fonte: valor.globo.com)
(Fonte: valor.globo.com)

Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger são os ganhadores do Prêmio Nobel 2022 em Física, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (4).

Os ganhadores são da França, Estados Unidos e Áustria, respectivamente. Eles dividirão o prêmio que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões).

Os cientistas levaram o Nobel por estudos sobre a mecânica quântica, um campo da Física que investiga o comportamento de partículas muito minúsculas como átomos, elétrons e fótons (entenda mais abaixo).

As descobertas "lançaram as bases para uma nova era da tecnologia quântica", afirmou o comitê do Nobel.

"Ser capaz de manipular e gerenciar estados quânticos e todas as suas camadas de propriedades nos dá acesso a ferramentas com um potencial inesperado", completou.

Os ganhadores do Nobel de Física de 2022. — Foto: The Nobel Prize/Divulgação/ G1

Os vencedores

Alain Aspect nasceu em 1947 em Agen, na França. Em 1983 ele recebeu o doutorado pela Universidade Paris-Sud, em Orsay, na França. Atualmente é professor na Université Paris-Saclay e na École Polytechnique, Palaiseau, também na França.

John F. Clauser nasceu em 1942 em Pasadena, na Califórnia (EUA). Em 1969, ele recebeu o doutorado pela Columbia University, de Nova York. Atualmente é físico pesquisador no centro de pesquisa J.F. Clauser & Assoc. também nos EUA.

Anton Zeilinger nasceu em 1945 em Ried im Innkreis, na Áustria. Em 1971, ele recebeu o doutorado pela Universidade de Viena. Atualmente é professor na mesma instituição. 

No ano passado, o prêmio de Física foi para três cientistas que contribuíram para modelos do aquecimento global. Desde 1901, mais de 200 pessoas foram laureadas. A distinção científica só não foi concedida em seis ocasiões: em 1916, 1931, 1934, 1940, 1941 e 1942.

Até 2021, das 218 pessoas agraciadas com o Nobel em Física, apenas quatro eram mulheres. Entre elas, a cientista polonesa Marie Curie, a primeira mulher a ganhar o prêmio.

As descobertas

Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger levaram o Nobel de Física de 2022 por experimentos inovadores usando o chamado entrelaçamento quântico, um fenômeno físico onde duas partículas subatômicas (muito menores que os átomos) se comportam como uma única unidade, até mesmo quando elas estão bastante separadas

Ao longo dos anos, os experimentos dos três cientistas demonstraram o potencial tecnológico para investigar e controlar essas partículas que estão nesses estados emaranhados. E isso não tem só implicações teóricas ou técnicas.

No futuro, computadores superpoderosos e sistemas de telecomunicações impossíveis de hackear poderão ser criados por causa dessas pesquisas.

"Hoje em dia, por exemplo, nossas transações bancárias são baseadas em sistemas criptográficos complexos que utilizam truques matemáticos. No futuro, usando o entrelaçamento e a mecânica quântica será possível transferir informações de uma maneira impossível de quebrar essa criptografia. Uma maneira absolutamente segura de transferir informações que se baseia nas leis da física", diz Danielsson.

"Esses prêmios foram concedidos porque apontam para novas e importantes aplicações no futuro", completou o cientista.

Nobel 2022

A láurea em Medicina foi a primeira a ser anunciada, na segunda (3). Veja o cronograma das próximas láureas a serem anunciadas:

  •  Medicina: segunda-feira, 3 de outubro
  •  Física: terça-feira, 4 de outubro
  •  Química: quarta-feira, 5 de outubro
  •  Literatura: quinta-feira, 6 de outubro
  • Paz: sexta-feira, 7 de outubro
  • Economia: segunda-feira, 10 de outubro

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ana Rita N. Paiva
Ana Rita N. Paiva
Sobre Estudante de Jornalismo que gosta de vários assuntos, desde filmes, livros, educação, saúde e meio ambiente. Gosta de chocolate, Harry Potter e tem seu amado filho de quatro patas, o Lupin.
Osasco - SP Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuva fraca

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete