Terça, 06 de Dezembro de 2022
20°

Trovoada

Osasco - SP

Saúde ItapeVida

Centro de hemodiálise realiza mais de 33 mil sessões em três anos de funcionamento

Ao longo de três anos, 143 pessoas de Itapevi foram beneficiadas com as sessões de hemodiálise

26/09/2022 às 19h15
Por: Ana Rita N. Paiva Fonte: noticias.itapevi.sp.gov.br
Compartilhe:
(Fonte: jimprensaregional.com.br/)
(Fonte: jimprensaregional.com.br/)

Nesta segunda-feira (26), o Centro de Hemodiálise de Itapevi, na Vila Santa Rita, completou 3 anos de funcionamento. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, o serviço registrou números surpreendentes de atendimentos. Ao todo, foram 60.796, entre procedimentos em geral (26.821) e sessões de hemodiálise (33.975).

O Centro, localizado no endereço Rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87 - São João, realiza, por dia, 30 sessões de hemodiálise em três turnos diários. O espaço foi montado com recursos próprios do município e é mantido pela Prefeitura, com a prestação dos serviços de hemodiálise realizados pela empresa terceirizada DaVita.

Ao longo de três anos, 143 pessoas de Itapevi foram beneficiadas com as sessões de hemodiálise. Os procedimentos são 100% custeados pelo município, sem repasse do Governo Federal via SUS (Sistema Único de Saúde).

Toda sessão de hemodiálise dura cerca de 4 horas. Cada paciente faz três sessões de hemodiálise semanalmente.

O tratamento de hemodiálise é necessário para pacientes com doença renal em estágio avançado que precisam de diálise contínua ou de um transplante de rim para sobreviver. A hemodiálise consiste no bombeamento do sangue através de uma máquina e um dialisador para remover as toxinas do organismo. O sangue é limpo na máquina e devolvido ao corpo.

Caso alguém necessite de sessões na cidade, o próprio paciente ou familiar deve entrar em contato direto com o serviço social do hospital ou clínica onde faz hemodiálise e solicitar transferência pelo Disk Diálise. O pedido acontece via e-mail da DRS-1 (Departamento de Regional de Saúde).

Doença Renal

A doença renal crônica é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Os principais grupos de risco são: pessoas com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e usuários crônicos de medicações tóxicas ao rim.

Há relatos de pacientes que viveram mais de 30 anos realizando sessões de hemodiálise, porém, segundo a literatura, a sobrevida média é de 10 anos e está associada a vários fatores, como: acesso ao serviço de saúde, alimentação, etc.

As principais complicações dos pacientes com doença renal crônica estão relacionadas ao sistema cardiovascular e ósseo. Por isso, o paciente pode realizar a hemodiálise sem problemas durante 5 anos e, após esse tempo, começar a se preparar para o transplante, justamente por causa dessas complicações.

O paciente que não puder fazer o transplante, terá que ter mais cuidado com a parte óssea e com a alimentação. No Brasil, o órgão responsável pela coordenação de transplantes é o SUS. A fila para transplantes para cada órgão ou tecido é única e o atendimento é por ordem de chegada, considerados os critérios técnicos, de urgência e geográficos específicos para cada órgão. Portanto, o tempo varia de forma indeterminada.

Segundo dados do Registro Geral da Central de Transplante, há cerca de 1,5 mil pessoas esperando um transplante de rim.

ItapeVida

(Fonte issuu.com/prefeituradeitapevi/)

O Centro de Hemodiálise é uma das ações do ItapeVida, programa lançado em julho de 2019 pela Prefeitura, para garantir mais qualidade no atendimento da saúde de Itapevi.

Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.

O Itapevida é uma resposta da Prefeitura a esses problemas. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapevi - SP
Itapevi - SP
Sobre o município Itapevi é um município da Microrregião de Osasco, situado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo.
Ana Rita N. Paiva
Ana Rita N. Paiva
Sobre Estudante de Jornalismo que gosta de vários assuntos, desde filmes, livros, educação, saúde e meio ambiente. Gosta de chocolate, Harry Potter e tem seu amado filho de quatro patas, o Lupin.
Osasco - SP Atualizado às 20h48 - Fonte: ClimaTempo
20°
Trovoada

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete