Terça, 06 de Dezembro de 2022
22°

Chuva fraca

Osasco - SP

Política Eleições 2022

Debate Presidencial: a Hora da Decisão

Candidatos ao Planalto se enfrentaram nos estúdios do SBT

26/09/2022 às 17h18
Por: Fernando Jesus
Compartilhe:
Presidenciáveis: Bolsonaro e Ciro se saíram bem, a ausência de Lula não fez bem à sua imagem / SBT
Presidenciáveis: Bolsonaro e Ciro se saíram bem, a ausência de Lula não fez bem à sua imagem / SBT

No último sábado (24) o pool¹ de veículos de comunicação formado por SBT, Veja, CNN Brasil, Terra, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado realizou o segundo debate de presidenciáveis de 2022 com o tema “Debate Presidencial - A hora da decisão”. O experiente jornalista Carlos Nascimento (aposentado) atendeu convite do apresentador Silvio Santos, dono do SBT, e foi o mediador do debate realizado nos estúdios do SBT, em Osasco, na Grande São Paulo. Estiveram presentes: o presidente Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). O candidato do PT, o ex-presidente Lula, não compareceu e seu púlpito ficou vazio durante todo o debate.

 

Bolsonaro afirmou que não houve corrupção em seu governo, criticou o ativismo judicial e apontou que ajudou os mais pobres com o Auxílio Brasil, “em especial as mulheres”. Ciro Gomes fez alegações de corrupção no Governo Federal, e falas agressivas direcionadas ao candidato Lula, que não estava presente; e questionou não poder apresentar suas propostas e responder somente sobre corrupção.  Simone e Soraya direcionaram as críticas mais enfáticas à Bolsonaro. “Não cutuque onça com a sua vara curta”, disse Soraya ao presidente. Simone Tebet, se apresentando como uma terceira via à polarização Bolsonaro/Lula, afirmou que  “o país não aguenta mais quatro anos dessa discussão ideológica, dessa briga, dessas mentiras”.

 

Felipe D’Avila e Padre Kelmon serviram como base de apoio ao candidato Bolsonaro. D’Avila apesar de apresentar suas propostas continua sendo mero figurante nos debates. “Todos os candidatos aqui atacando um só: o presidente da República. Eu estou só observando a fala de cada um. Cinco contra um; mas agora são cinco contra dois, porque nós somos candidatos de direita. O PTB é o único partido cristão e conservador de direita do Brasil. Infelizmente o nosso presidente foi para o PL, o PL não é de direita”, disse padre Kelmon.

 

Um embate interessante foi o questionamento do Padre Kelmon à Simone Tebet sobre ser feminista e católica ao mesmo tempo. Em defesa Tebet citou ser contra o aborto e que não se confessaria com o padre. 

 

Todos os candidatos tiveram a oportunidade de se apresentarem de forma aberta e tecer suas acusações aos concorrentes. O único derrotado no debate foi o ex-presidente Lula com sua ausência: uma estratégia clara de fugir dos ataques duros que sofreu no primeiro debate presidencial, onde ficou claramente sem chão. A imagem do púlpito vazio não ficou boa para Lula. 

¹Pool: acordo temporário entre duas ou mais empresas para execução de determinado projeto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fernando Jesus
Fernando Jesus
Sobre Jornalista por vocação, músico por paixão, apaixonado por culturas, devorador de livros, encantado pela grandiosidade do universo
Osasco - SP Atualizado às 20h08 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuva fraca

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete