Terça, 06 de Dezembro de 2022
22°

Chuva fraca

Osasco - SP

Política Praticidade digital

O e-Título, versão digital do título de eleitor, está com novas funcionalidades

O aplicativo facilita a vida do eleitor, sendo possível consultar o local de votação, emitir a certidão de quitação eleitoral e checar o que é fato ou fake sobre as eleições.

25/09/2022 às 00h40
Por: Cristian Carlos Fonte: G1
Compartilhe:
O e-Título, versão digital do título de eleitor, está com novas funcionalidades

A partir de agora, novas funcionalidades deixam o e-Título ainda mais útil para o cidadão brasileiro. Até o momento, mais de 30 milhões de eleitores baixaram o aplicativo, que contém as informações sobre o título de eleitor, e já se tornou um dos aplicativos mais baixados no Brasil.

Conhecendo as urnas

O aplicativo pode mostrar vídeos com os detalhes do funcionamento das urnas. Basta clicar no canto esquerdo da tela inicial do e-título, na opção “conheça a urna”.

“Como funciona a urna eletrônica por dentro, como funciona o teclado da urna eletrônica, como é o terminal do mesário da urna, como funcionam os programas na urna, a urna eletrônica é segura”, diz Mariana Cartaxo, diretora de projetos, sobre o aplicativo.

Local de votação

Também é possível saber o local de votar. Ao clicar em “onde votar” o aplicativo apresenta um mapa, direcionando o eleitor à seção eleitoral. Também é possível emitir a Certidão de Quitação Eleitoral e Nada Consta Criminal.

Fato ou fake?

Também no canto esquerdo da tela, o eleitor acessa a sessão de apurações do que é fato e o que é mentira sobre as eleições. E clicando no tira-dúvidas no Whatsapp, um assistente virtual vai trazer informações sobre todo o processo eleitoral.

“Eu acho muito mais prático baixar o título no celular, ter tudo na palma da mão, do que ir atrás do documento, na pasta. Ajudei minha mãe a instalar o aplicativo, meu pai também. Está todo mundo já conectado”, acrescenta Mariana.

Apesar de mais de 30 milhões de eleitores terem baixado o aplicativo, o número ainda é pequeno diante das 156 milhões de pessoas que estão aptas a votar nestas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede ao eleitor que aproveite os últimos dias antes do primeiro turno para baixar o aplicativo. No dia da eleição não será possível emitir o e-título.

Rápido, prático e gratuito

O e-título não tem custo. É necessário apenas preencher os dados pessoais com as informações cadastradas na Justiça Eleitoral: nome, data de nascimento, número do CPF, filiação, e responder às perguntas para confirmar a identidade do eleitor. Depois, basta criar a senha pessoal.

“A gente tem notado tanto um aumento das emissões do próprio aplicativo quanto uma maior visualização das notificações que o TSE encaminha. Elas contém informações importantes sobre o processo eleitoral, e a gente tem notado um maior interesse nessas informações por parte do eleitorado. O TSE tem sempre buscado maior transparência no processo eleitoral. Para isso, ele vem produzindo materiais para explicação ao eleitor e um deles é sobre o funcionamento da urna eletrônica", explica Iuri Camargo Kisovec, assessor de Gestão de Identificação do TSE.

Canal Oficial do TSE no Telegram: https://t.me/tsejus

Acesse a Página Oficial: https://www.tse.jus.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cristian Carlos
Cristian Carlos
Sobre Cristian Carlos é graduando em Jornalismo, pela Universidade Cruzeiro do Sul, e graduando em Tecnologia em Filmmaker, pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco. Ambos em fase de finalização. É Mineiro, do Sul de Minas Gerais, onde teve sua primeira experiência jornalística no Jornal O Encontro, na cidade de Cambuquira. Entretanto, desde 1994, reside no estado do Rio de Janeiro.
Osasco - SP Atualizado às 20h08 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuva fraca

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete