Quinta, 06 de Outubro de 2022
17°

Muitas nuvens

Osasco - SP

Saúde Bahia

Em parceria com a UniFTC, Prefeitura retoma ação de castração de animais acolhidos por ONGs e protetores

As castrações são feitas pelos alunos da Clínica Escola, sob supervisão dos professoresAs ações de castração de animais foram retomadas gradativame...

22/09/2022 às 18h45
Por: Redação Osasco Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
As castrações são feitas pelos alunos da Clínica Escola, sob supervisão dos professores
As castrações são feitas pelos alunos da Clínica Escola, sob supervisão dos professores

As ações de castração de animais foram retomadas gradativamente, nesta quinta-feira (22), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o curso de Medicina Veterinária da UniFTC, para garantir um maior controle das populações de animais vítimas de abandono e maus-tratos.

Na manhã de hoje, a prefeita Sheila Lemos visitou a Clínica Escola de Veterinária da UniFTC, onde foram realizadas, inicialmente, 21 castrações de cachorros machos. Ela destacou que essa é uma parceria valiosa para o município. “Estamos iniciando essa parceria e assim nós vamos seguir, sucessivamente, com essas castrações aqui no município, de forma a controlar o crescimento dessa população de animais. Agradeço mais uma vez a parceria com a UniFTC e aos protetores de animais aqui de Vitória da Conquista, por fazerem esse trabalho tão importante”, destacou a prefeita.

O protetor independente Ronaldo Barbosa resgatou um animal que vivia nas ruas e fez o cadastro assim que soube da ação de castração. “Ele estava na rua sofrendo e eu peguei, levei pra casa, os amigos da ONG me ajudaram a cuidar e eu estou grato por isso. Como ele está com pouco mais de um ano, já está começando a procurar cachorrinhas no cio, é bom que esteja castrado”, afirmou Ronaldo.

Para Ronaldo Santos, que também é protetor, a castração do seu cachorro Tito vai evitar o aumento do número de animais nas ruas. “Eu fiz o cadastro no site da prefeitura e entraram em contato comigo para trazê-lo para a castração hoje. A gente vai ficar mais tranquilo em casa e o cachorro fica até mais dócil”, afirmou ele.

Tito e Ronaldo
Tito e Ronaldo

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, a castração iniciou com os animais machos, mas em breve também será disponibilizada para as fêmeas. “Tenho certeza de que essa parceria, que está começando agora, vai se consolidar ao longo do tempo, e é de grande relevância para a saúde pública do município, pois significa menos animais abandonados nas ruas e menos possibilidade de transmissão de doenças”, destacou Ramona.

Na próxima quinta-feira (29), a ação continua na Clínica Escola com a esterilização de gatos machos. Nesse primeiro momento, as castrações dos animais ainda não estão abertas para o público geral, pois estão direcionadas às Organizações Não Governamentais (ONGS) e protetores independentes que acolhem cães e gatos abandonados.

Sobre o Centro de Controle de Zoonoses –O trabalho do CCZ vai além da castração de animais, pois o principal foco é promover ações e serviços que visem à posse responsável de animais para a prevenção de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas), como a vacinação antirrábica, controle da raiva e de vetores causadores de doenças de importância para saúde pública, a fim de garantir a prevenção, promoção e proteção à saúde humana e animal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP Atualizado às 00h16 - Fonte: ClimaTempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

Sex 26°C 18°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 28°C 17°C
Seg 20°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete