Terça, 06 de Dezembro de 2022
22°

Chuva fraca

Osasco - SP

Internacional Tufão Nanmadol

Tufão atinge Japão com chuva recorde e deixa mortos

Uma das maiores tempestades a atingir o país em anos, Nanmadol matou no mínimo duas pessoas, segundo NHK. Na região vizinha de Miyazaki, cerca de 8 mil pessoas deixaram suas casas

20/09/2022 às 14h37 Atualizada em 21/09/2022 às 22h02
Por: Ana Rita N. Paiva
Compartilhe:
Ondas provocadas pela passagem do tufão Nanmadol explodem no porto pesqueiro de Aki, em Kochi, no oeste do Japão, nesta segunda-feira (19) — Foto: Kyodo via Reuters/ G1
Ondas provocadas pela passagem do tufão Nanmadol explodem no porto pesqueiro de Aki, em Kochi, no oeste do Japão, nesta segunda-feira (19) — Foto: Kyodo via Reuters/ G1

O tufão Nanmadol levou ventos ferozes e chuvas recordes ao oeste do Japão nesta segunda-feira (19), quando uma das maiores tempestades a atingir o país em anos matou pelo menos duas pessoas, interrompeu o transporte, deixou o mar agitado e forçou os fabricantes a suspender as operações

A Agência Meteorológica do Japão previu 50 centímetros de chuva até a noite de segunda-feira e alertou sobre enchentes e deslizamentos de terra. Também advertiu os moradores das áreas afetadas sobre níveis "sem precedentes" de ventos e ondas fortes, exortando-os a deixar a região mais cedo.

Alertas de tempestade e ondas altas estavam em vigor em Kagoshima, onde os moradores foram aconselhados a ficar dentro de edifícios estáveis no segundo andar ou acima, se isso for considerado uma opção mais segura do que ir a centros de evacuação.

Mais de 12 mil pessoas se abrigaram em centros de evacuação. Na região vizinha de Miyazaki, cerca de 8 mil pessoas deixaram suas casas.

Autoridades locais disseram que várias pessoas ficaram feridas. Quedas de energia ocorreram em toda a região de Kyushu quando o tufão danificou linhas e instalações enquanto se deslocava para o norte. Na noite de domingo, 216.450 casas estavam sem eletricidade, de acordo com a empresa de energia Kyushu Electric Power.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, atrasou sua partida para Nova York, onde deve fazer um discurso na Assembleia Geral da ONU.

"Adiei minha partida programada para hoje para fazer um balanço dos danos causados ​​pelo tufão e tomar todas as medidas possíveis para a recuperação", disse Kishida a repórteres na noite de segunda-feira no horário local. "Se as circunstâncias permitirem, partirei amanhã de manhã."

O 14º tufão da temporada no Japão atingiu a costa perto da cidade de Kagoshima na noite de domingo (18), antes de atingir a ilha ocidental de Kyushu e abalar a ilha principal de Honshu na manhã de segunda.

Um rio na província de Miyazaki, em Kyushu, transbordou, inundando campos e estradas, mostraram imagens da emissora estatal NHK.

Área com casas ficou alagada devido à passagem do tufão Nanmadol em Kunitomi, Miyazaki, no Japão (Foto: Kyodo via Reuters/ G1)

"Precisamos permanecer altamente vigilantes para fortes chuvas, vendavais, ondas altas e tempestades", disse uma autoridade da Agência Meteorológica do Japão (JMA) em entrevista coletiva.

A NHK informou que um homem foi encontrado morto dentro de seu carro, que ficou submerso no meio de um campo, enquanto outro homem morreu após um deslizamento de terra.

Uma outra pessoa continua desaparecida e pelo menos 87 pessoas ficaram feridas, segundo a NHK.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ana Rita N. Paiva
Ana Rita N. Paiva
Sobre Estudante de Jornalismo que gosta de vários assuntos, desde filmes, livros, educação, saúde e meio ambiente. Gosta de chocolate, Harry Potter e tem seu amado filho de quatro patas, o Lupin.
Osasco - SP Atualizado às 19h47 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuva fraca

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete