Quinta, 06 de Outubro de 2022
17°

Poucas nuvens

Osasco - SP

Saúde SUS

A HumanizaSUS inicia atividades voltadas às equipes de saúde em Barueri

Nos dias 14 e 15 de setembro, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde promoverá uma série de ações tendo por temática a humanização nos serviços de saúde

12/09/2022 às 18h11 Atualizada em 12/09/2022 às 18h49
Por: Ana Rita N. Paiva
Compartilhe:
(Fonte:redehumanizasus.net/politica-nacional-de-humanizacao/)
(Fonte:redehumanizasus.net/politica-nacional-de-humanizacao/)

 Nos dias 14 e 15 de setembro, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em conjunto com a Diretoria Técnica em Qualidade e Segurança do Paciente (DATQSP), da Secretaria de Saúde de Barueri, promoverá uma série de ações tendo por temática a humanização nos serviços de saúde. Em parceria com a ETEC Antônio Furlan, os trabalhos vão propor aos colaboradores da área a seguinte reflexão: “somos agentes ativos das mudanças no serviço de saúde”.

As ações acontecerão no Centro de Eventos de Barueri e devem abranger todos os servidores que atuam nos serviços de saúde da rede municipal.

Estão programadas palestras e dinâmicas, que serão realizadas até as 12h. A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), de 2002, também conhecida como HumanizaSUS, que pretende pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.

Protagonismo e autonomia

A Política Nacional de Humanização tem por princípios a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão e o protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. E, sob o mote “Formação é intervenção – intervenção é formação”, tem por diretrizes a defesa dos direitos dos usuários, valorização do trabalhador, clínica ampliada e compartilhada, ambiência e acolhimento.

O evento deverá ter simulações de cenas de assistência à saúde que retratem o dia a dia dos serviços, assim como palestras sobre a humanização, como a prevista para ser feita por Mary Nunes, enfermeira e docente da ETEC. “A ideia é fazer o colaborador refletir sobre o cotidiano em que está inserido”, disse Roseni Melo Mendonça, responsável técnica da DATQSP e do NEPS.      

“A humanização se apresenta para nós como estratégia de interferência no processo de produção de saúde, pois tais mudanças são construídas não por uma só pessoa ou por um grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada”, completa Roseni.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barueri - SP
Barueri - SP
Sobre o município Barueri é um município da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, na Região Sudeste do Brasil. Dista 26 km da Praça da Sé, marco zero da capital paulista. O município é formado pela sede e pelos distritos de Aldeia, Jardim Belval e Jardim Silveira.
Ana Rita N. Paiva
Ana Rita N. Paiva
Sobre Estudante de Jornalismo que gosta de vários assuntos, desde filmes, livros, educação, saúde e meio ambiente. Gosta de chocolate, Harry Potter e tem seu amado filho de quatro patas, o Lupin.
Osasco - SP Atualizado às 01h56 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

Sex 26°C 18°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 28°C 17°C
Seg 20°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete