Terça, 06 de Dezembro de 2022
22°

Chuva fraca

Osasco - SP

Política Governo do Rio

Washington Reis renuncia à candidatura de vice-governador do Rio

O candidato a vice-governador do Rio de Janeiro, na chapa de Cláudio Castro, desistiu da candidatura, após tornar-se inelegível pelo TRE-RJ.

10/09/2022 às 15h48 Atualizada em 10/09/2022 às 16h08
Por: Cristian Carlos Fonte: G1/ Extra/ O Antagonista/ Destaque Baixada
Compartilhe:
Candidato Washington Reis, à esquerda
Candidato Washington Reis, à esquerda

O ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, renunciou à sua candidatura como vice-governador do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (09). Ele fazia parte da chapa do governador Cláudio Castro, candidato à reeleição.

Na última terça-feira (06), a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Reis, por unanimidade dos sete desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A decisão foi com base na condenação que Reis teve no Supremo Tribunal Federal por crime ambiental e loteamento irregular quando era prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa e o tornou inelegível.

Embora ainda confiasse na reversão do processo, julgado em segunda instância, o próprio Washington Reis já reconhecia os obstáculos para se manter na corrida eleitoral. Ao jornal O GLOBO, ele afirmou que confiava na reversão de sua situação na Justiça. Porém, admitia que o maior risco era o prazo para isso, uma vez que 12 de setembro é a data limite para o julgamento das ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e para a substituição de candidatos a cargos majoritários:

“Meu direito é ótimo. Meu maior problema é prazo. Não posso deixar correr risco a campanha do governador. Ele vai continuar contando comigo, com o mesmo empenho.”, afirmou o candidato ainda em ato de campanha no início da tarde, antes de oficializar a sua desistência.

Nos bastidores, as alternativas para a substituição ao cargo são o deputado federal Vinicius Farah (União) e o deputado estadual Marcio Canella (União). Foram ventilados também nomes como o vereador do Rio Alexandre Isquierdo (União) e Rosenverg Reis (MDB), irmão de Washington Reis. A decisão precisa ser oficializada até segunda-feira (12), quando acaba o prazo para a mudança de registros na Justiça Eleitoral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cristian Carlos
Cristian Carlos
Sobre Cristian Carlos é graduando em Jornalismo, pela Universidade Cruzeiro do Sul, e graduando em Tecnologia em Filmmaker, pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco. Ambos em fase de finalização. É Mineiro, do Sul de Minas Gerais, onde teve sua primeira experiência jornalística no Jornal O Encontro, na cidade de Cambuquira. Entretanto, desde 1994, reside no estado do Rio de Janeiro.
Osasco - SP Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuva fraca

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete