Três milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência em São Paulo, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse número representa 7,3% da população estadual. Desde 2008, a Lei 12.907/2008, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, consolidou outras 46 medidas voltadas às pessoas com deficiência e garantiu direitos por vias legais a esses cidadãos no Estado.
Parte desse público, já nasceu com alguma deficiência, mas há também os que adquiriram por acometimento de doenças, ou acidentes.
É o caso da Tainá Diaz, ela sofreu um atropelamento em 2020, quando ia ao trabalho, um ônibus a atingiu, devido a essa fatalidade, foi necessário o amputamento da perna direita devido a uma infecção.
Ela precisou ficar 36 dias no hospital Pirajussara, só daí então, teve que reaprender através da reabilitação se adequar a sua nova realidade, com ajuda de profissionais; fisioterapeutas e psicólogos, foi sendo preparada para receber uma prótese via SUS (Sistema Único de Saúde).
Dois anos depois do acidente, Tainá ainda faz terapia ocupacional alinhada a fisioterapia, e consegue dar alguns passos com a prótese básica.
Mas para maior mobilidade e facilidade, de ter a liberdade de andar por vários tipos de terrenos, Tayná que hoje está com 25 anos, busca a aquisição de um prótese personalizada, e com ela o sonho de poder fazer o que foi interrompido no dia do acidente.
A atual prótese apesar de oferecer o apoio para o movimento, não permite a prática de esportes, o caminhar contínuo que a jovem tanto precisa para voltar a ter qualidade de vida.
Em entrevista ao Podcast Papo 360° ela contou com detalhes toda a sua luta, até os dias atuais, sua nova rotina no trabalho, o convívio com a família que também teve que se adaptar a nova circunstância.
Para aquisição da perna mecanica, Tainá decidiu criar uma vaquinha virtual, e assim poder acelerar o seu sonho na conquista da prótese com os acessórios necessários, que hoje custa: R$ 8.500,00
Para ajudar a Tainá Diaz na conquista da sua prótese, é só acessar o link da Vaquinha virtual abaixo.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-taina-com-a-reabilitacao
Para conhecer mais sobre ela, acesse também seus perfis nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/taina_diazz/
Facebook: https://m.facebook.com/taina.diaz.121
Mín. 17° Máx. 29°