A cidade de São Paulo começa a receber a partir desta quinta feira (4), o sinal de telefonia 5G. Devido ao numero expressivo de pedidos de instalação de antenas o que superou o numero previsto no edital a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o uso da nova tecnologia. Nessa primeira fase o numero de antenas necessárias segundo as regras do edital seria de 462 estações teriam que ser ativadas ate o dia 29 de Setembro.
Mas ate a última terça-feira (2) de acordo com informações da própria agencia reguladora já havia recebido pedidos para licenciamento de 1.378 antenas para funcionar ma faixa de 3,5GHZ. Esse numero, é quase o triplo do que devia ser instalada até o final do ano na cidade de São Paulo.
A maior concentração de antenas está no centro histórico da cidade, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão uma cobertura menor nesse início do processo. Segundo a Anatel Neste primeiro momento, apenas alguns bairros de São Paulo terão sinal. A Claro foi a única operadora até agora a definir uma lista de bairros
Seu bairro está nessa lista?
Água Branca, Bela Vista, Brooklin Novo, Brooklin Paulista, Butantã, Cerqueira César, Chácara Monte Alegre, Chácara Santo Antônio, Cidade Jardim, Cidade Mãe do Céu, Cidade Monções, Consolação, Higienópolis, Indianópolis, Itaim Bibi, Jardim América, Jardim Ampliação, Jardim Anália Franco, Jardim Caboré, Jardim das Acácias, Jardim dos Estados, Jardim Europa, Jardim Londrina, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Petrópolis, Moema, Morumbi, Paraíso, Paraíso do Morumbi, Paraisópolis, Parque São Jorge, Pinheiros, Planalto Paulista, Santa Cecília, Santo Amaro, Sumarezinho, Tatuapé, Vila Nova Conceição, Vila Andrade, Vila Carrão, Vila Clementino, Vila Cordeiro, Vila Gomes Cardim, Vila Invernada, Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia, Vila Romana, Vila Suzana, Vila Tramontana e Vila Uberabinha.
Existem três tipos de tecnologia 5G!
5G NSA (Non Standalone): utiliza a frequência de 5G e o "núcleo" da rede 4G. Oferece internet super-rápida (podendo chegar na casa dos gigabits por segundo), mas não tem latência tão baixa; portanto, é boa para downloads rápidos, mas não tão boa para aplicações industriais.
5G SA (Standalone) ou "5G puro”: usa frequência de 5G e núcleo de rede 5G (uma infraestrutura dedicada apenas a ele). Oferece internet super-rápida e latência baixa. Bom para downloads rápidos
5G DSS: usa a infra-estruturar e faixas de frequências do 4G para oferecer internet mais rápida (na casa dos 100 Mbps). Já existe em diversas cidades desde 2020. É considerada uma tecnologia de transição do 4G para o 5G.
Próximas cidades a receber o sinal 5G:
As próximas cidades a receber o sinal de telefonia 5G devem ser Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Salvador (BA), a Anatel decidiu postergar a data limite era agosto, mas devido à falta de equipamentos essa data mudou para o fim de setembro.
Mín. 13° Máx. 28°