Terça, 06 de Dezembro de 2022
20°

Chuva forte

Osasco - SP

Geral Foto histórica

'Garota Napalm' passa por último tratamento de pele, 50 anos depois da guerra.

Kim Phuc tinha nove anos quando foi fotografada fugindo após uma bomba de napalm atingir sua vila, no Vietnã. 50 anos depois, Phuc recebeu sua última rodada de tratamento na pele.

05/07/2022 às 01h58 Atualizada em 05/07/2022 às 02h09
Por: Cristian Carlos Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Nick Ut/AP - A imagem mais famosa da Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, da Associated Press, completou 50 anos.
Foto: Nick Ut/AP - A imagem mais famosa da Guerra do Vietnã, feita pelo fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, da Associated Press, completou 50 anos.

Kim Phuc tinha nove anos quando foi fotografada correndo pela rua depois que um explosivo napalm atingiu a vila em que ela morava no Vietnã, em 1972.

Agora, 50 anos depois, a "garota napalm", como ficou conhecida, passou pelo último tratamento de pele em uma clínica em Miami, nos Estados Unidos. Foi o 12º tratamento para as queimaduras.

“Ouvi o barulho, bup-bup bup-bup, e de repente havia fogo em todos os lugares ao meu redor e vi o fogo por todo o meu braço”, disse Phuc na terça-feira (28), de acordo com a NBC 6 South Florida.

Registrada em 8 de junho de 1972, a fotografia rendeu um Prêmio Pulitzer para o fotógrafo Nick Ut e se tornou uma imagem definidora da guerra.

 

Phuc, que agora mora em Toronto, disse esperar que o mundo aprenda "a viver com amor, esperança e perdão". "Se todos puderem aprender a viver assim, não precisamos de guerra nenhuma", disse.

Kim Phuc esperando para receber o tratamento a laser — Foto: Lynne Sladky/AP

Kim Phuc recebe tratamento a laser no Miami Dermatology and Laser Institute, terça-feira, 28 de junho de 2022. Ela é tratada desde 2015 pro bono no instituto para cicatrizes sofridas no dia 8 de junho de 1972, no bombardeio de sua aldeia durante a Guerra do Vietnã. — Foto: Lynne Sladky/AP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cristian Carlos
Cristian Carlos
Sobre Cristian Carlos é graduando em Jornalismo, pela Universidade Cruzeiro do Sul, e graduando em Tecnologia em Filmmaker, pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco. Ambos em fase de finalização. É Mineiro, do Sul de Minas Gerais, onde teve sua primeira experiência jornalística no Jornal O Encontro, na cidade de Cambuquira. Entretanto, desde 1994, reside no estado do Rio de Janeiro.
Osasco - SP Atualizado às 21h28 - Fonte: ClimaTempo
20°
Chuva forte

Mín. 21° Máx. 27°

Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete