Com cerca de 16,8 milhões de adultos vivendo com diabetes, o Brasil é atualmente o 5º país no ranking de incidência da doença. Até 2030, a estimativa apontada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) é que esse número chegue a 21 milhões. A prevenção e os cuidados exigidos pela doença serão enfatizados no próximo domingo (26) - Dia Nacional do Diabetes.
A doença é caracterizada pelo acúmulo de glicose no sangue em altos níveis, causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina - hormônio responsável pela regulação da glicose no organismo.
O aumento do diabetes é global e impulsionado por fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos, além de níveis crescentes de obesidade, alimentação imprópria ??e falta de atividade física, que influenciam, em grande parte, no desenvolvimento dos diferentes tipos da doença.
Incidência- Lorena Cunha, nutricionista no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, lembra que o diabetes é “uma das doenças crônicas de maior incidência entre os brasileiros”, e que quando não controlada, pode levar a complicações nos olhos, coração, artérias e rins, sendo as três últimas especialidades do HC.
“O que comemos, e como comemos, é um pilar imprescindível na nossa saúde, seja para tratar o diabetes, prevenir ou garantir a saúde. O excesso de açúcar, farinha refinada, refrigerante e bebidas açucaradas, decorrente de má alimentação, leva a uma diminuição da ação de insulina, acelerando o desenvolvimento de diabetes naqueles com predisposição genética”, explica Lorena Cunha.
Além de afetar a qualidade de vida entre adultos, o diabetes pode ser diagnosticado em crianças e adolescentes, o que aumenta ainda mais a necessidade de atenção com o consumo de determinados alimentos comuns nessa faixa etária, como pães, macarrão, gordura (frituras) e manteiga, e proteínas, como carnes, ovos e queijos. “A ingestão excessiva destes alimentos pode estimular o aumento do açúcar no sangue, causando o desequilíbrio da diabetes”, alerta a nutricionista.
O que comer?- Com a adoção de hábitos saudáveis e a busca por um tratamento adequado, é possível conviver com a doença de forma controlada. Em geral, dietas para diabetes priorizam o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas com casca, vegetais frescos e cereais integrais, que devem ser ingeridos com moderação, pois mesmo sendo saudáveis têm carboidratos, que em excesso aumentam o açúcar do sangue. Assim como é melhor ingerir gorduras saudáveis, como azeite de oliva, e carnes magras, como peixes brancos e frango.
Mín. 13° Máx. 28°