Domingo, 14 de Agosto de 2022
15°

Alguma nebulosidade

Osasco - SP

Política BR - Camara

Petrobras - Câmara dos Deputados discute mudanças na política de preço dos combustíveis

O presidente da câmara Arthur Lira se reuniu com lideranças partidárias em busca de propostas

21/06/2022 às 19h39
Por: Lazaro Soares
Compartilhe:
Petrobras - Câmara dos Deputados discute mudanças na política de preço dos combustíveis

Após Jose Mauro Coelho renunciar a presidência da Petrobras nesta segunda-feira (20), o presidente da câmara dos deputados Arthur Lira (PP- AL) entrou em cena para tentar interferir na estatal com o objetivo de frear a escalada de preço dos combustíveis. No mesmo dia ele se reuniu com o presidente  do senado Rodrigo Pacheco (PSD – MG), e com outras lideranças partidárias em busca de propostas.  O governo com o mesmo objetivo busca emplacar indicados ao Conselho de Administração da Petrobras.

 Varias idéias já foram apresentadas, mas ainda não há um consenso sobre quais medidas devem ser adotadas, e Lira tem duas reuniões agendadas: um com integrantes da oposição e a outra com a base governista. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pode ser instaurada para investigar a estatal nos próximos dias.

 O presidente da câmara afirmou que "Os assuntos infraconstitucionais poderiam ser resolvidos mais rapidamente por meio de medidas provisórias, que poderiam alterar alguns aspectos da Lei 13.303, ou Lei das Estatais, que permitiriam maior sinergia entre estatais e governo" e acrescentou "O que se aprovou lá atrás, muito ainda no rebote das situações que o Brasil passou, acabou transformando as estatais em seres autônomos e com vida própria e que são, muitas vezes, dissociadas do governo do momento" e uma das sugestões é fazer alterações na Lei das Estatais através de medidas provisória que espera serem editadas pelo governo.

O aumento da taxação de Lucro da empresa a Contribuição Social Sobre Lucro Liquido (CSLL) também foi discutida na reunião de lideres alem da política de preços indexada ao dólar e o preço de paridade internacional (PPI). Na reunião Lira sugeriu dobrar a taxação e, assim reverter recursos a população sem que o custo entre no caixa do governo.

 O presidente do senado Rodrigo Pacheco trouxe também ao debate o PL 1.472, que prevê a criação de uma conta de estabilização dos preços dos combustíveis aprovado no senado no começo do ano. Porem o texto, não avançou na câmara.  Agora, o presidente da câmara vai conversar com lideres a respeito.

Com a saída de Jose Mauro Coelho, o Executivo pode interferir tanto na política de preço dos combustíveis com o também na mudança da cúpula da estatal.

O ministério de Minas e Energia listou outros noves nomes para compor o Conselho de Administração, quatro deles já compõem o colegiado. Os indicados terão que ser avalizados em assembléia de acionistas. No começo do mês a pasta também já havia mencionado o nome de Caio Paes de Andrade secretário da Desburocratização do Ministério da Economia para assumir a presidência da Petrobras por indicação do governo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lazaro Soares
Lazaro Soares
Sobre Lazaro Soares é Empresário, comunicador social, e gestor na, Lapss Consultoria e Treinamentos, empresa voltada a gestão de pessoas e treinamentos empresariais trabalhou em empresas como Pan-americano, Grupo CAOA, Embracon, prestou serviços de consultoria para empresas como D2B, Banco Votorantim, Banco Pactual, Flex Consultoria financeira, sempre na área de gestão com ênfase em comunicação empresarial, e treinamentos ocupacionais atualmente é graduando do 7º período de Jornalismo.
Osasco - SP Atualizado às 09h38 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 28°

Seg 29°C 15°C
Ter 30°C 17°C
Qua 26°C 18°C
Qui 25°C 16°C
Sex 18°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete