Quinta, 06 de Outubro de 2022
17°

Poucas nuvens

Osasco - SP

Cidades Ataque a natureza

MP determina manutenção de mata no Golf Clube na parte de São Paulo, mas Osasco segue desmatando

No local onde era preservado pequeno resquício de mata atlântica, será construído um shopping

17/06/2022 às 13h03 Atualizada em 18/06/2022 às 14h43
Por: Diego Giliotti
Compartilhe:
Moradores manifestam contra decisão de cortar árvores
Moradores manifestam contra decisão de cortar árvores

Não é segredo para ninguém que a atual gestão osasquense não tem o minímo de apreço pela preservação das áreas verdes na cidade. São diversas denuncias tanto de municipes como de associações no ministério publico, que até o momento estão no calabouço da morosidade jurídica.

Em março, o caso do Golf Clube Osasco, teve grande repercursão, após pressão da vizinhança e reuniões com Ekko Group; companhia responsável pelo futuro empreendimento, o Ministério Público recomendou a suspensão dos cortes para analisar se havia irregularidade ou algum conflito com o interesse público.

A época, trinta árvores chegaram a ser cortadas – a autorização foi dada em fevereiro. A área tem mais de 380 mil m² e junta diversos lotes, incluindo o terreno de um campo de golfe comprado pela construtora paulista, o São Francisco Golf Club, criado nos anos 1930 por iniciativa da família Matarazzo, no último dia (11) já com a autorização, houveram mais cortes de árvores, o que gerou indignação da vizinhança.

A autorização para a supressão das árvores se refere apenas à área do Golf Club São Francisco, de propriedade particular e onde há um projeto para construção de um estande de vendas.

Procurada, a Ekko Group informou que as ações de cortes relacionadas à construção do estande de vendas do empreendimento Reserva Golf ocorreram de acordo com alvará concedido pela prefeitura, sob aprovação dos órgãos responsáveis, seguindo a legislação vigente.

Os moradores do bairro, porém, querem contestar o próprio conteúdo do alvará, alegando o ataque contra a fauna e flora local. É possível avistar facilmente algumas espécies circulando por esse pedacinho de mata atlântica, conforme algumas imagens a seguir:

Segundo a Prefeitura de Osasco, a construtora Ekko deu entrada nos processos de autorizações para a construção dos empreendimentos e posteriormente pediu a supressão das árvores necessárias. Existe também a aprovação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão que fiscaliza, entre outros dados, a qualidade do ar.

No maciço florestal, segundo contagem da própria Prefeitura de Osasco, há 769 árvores, sendo 457 nativas, 269 exóticas e 43 mortas. Dessas, foi autorizada a supressão de 60 árvores nativas, 126 árvores exóticas e 7 mortas.

Para o total dessas 193 árvores que poderiam ser removidas, ficou estabelecida a compensação ambiental com a plantação de 2.722 mudas no mesmo perímetro.

Segundo os movimento Avive Golf, não houve em nenhum momento uma consulta publica por parte da prefeitura do municipio de Osasco. No último dia (6) foi concedida uma liminar que impede o corte de árvores e a supressão pela parte da cidade de São Paulo, o comunicado foi publicado nas redes sociais do Avive Golf;

No dia 03/06 o Ministério Público de São Paulo ingressou com ação judicial para proteger dos cortes as árvores situadas na rua Conde Luiz Eduardo Matarazzo na frente do Parque Colina, na cidade de São Paulo. Tanto aquelas onde seria feito um empreendimento de 8 andares quanto aquelas para construção de via pública. 

A alegação é que a legislação do Município de São Paulo e o Decreto 30.443/89 estabelecem que essas árvores estão em área de preservação permanente e são imunes ao corte. No mais são florestas que caracterizam bem público pela constituição e tem função social de preservação segundo Plano Diretor de São Paulo. 

Assim como divulgado, desde 07/06 as árvores da mesma rua que compõem a mesma floresta mas estão em Osasco começaram a ser cortadas porque a Cetesb havia aprovado esse corte e o processo judicial abrangeu apenas São Paulo.

Por isso, hoje 08/06 a juíza concedeu a liminar pleiteada pelo MPSP para proteger do corte as árvores paulistanas. Ficamos no aguardo para que ao final do processo o judiciário decida manter essa importante proteção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP
Osasco - SP
Sobre o município Osasco é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços.
Diego Giliotti
Diego Giliotti
Sobre Jornalista, publicitário e libertário.
Osasco - SP Atualizado às 01h36 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

Sex 26°C 18°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 28°C 17°C
Seg 20°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete