Quinta, 06 de Outubro de 2022
17°

Poucas nuvens

Osasco - SP

Cidades A fila só cresce

O drama da saúde osasquense, 200 mil procedimentos aguardam por chamado

Audiência pública de prestação de contas do quadrimestre de 2022, coloca Osasco como uma das cidades menos eficientes no atendimento da saúde no estado de SP.

15/06/2022 às 12h45 Atualizada em 15/06/2022 às 13h42
Por: Diego Giliotti
Compartilhe:
Fernando Bola, secretário de saúde em Osasco.
Fernando Bola, secretário de saúde em Osasco.

Nos últimos 12 anos de gestões osasquense, a cidade acumulou um déficit quase que impagável no que diz respeito ao atendimento das demandas para exames, principalmente nos que envolvem especialidades médicas.

As frequentes e falhas tentativas de concessão de algumas unidades de saúde para a iniciativa privada, se mostraram desastrosas e colocaram Osasco nas manchetes como um dos municipios mais precários em saúde pública dentro do estado de São Paulo. 

O motivo principal desses problemas é a falta de fiscalização do legislativo, assim como o não cumprimento dos contratos de prestação que quase sempre são apenas rompidos, sem que haja judicialização, implicando em centenas de milhares em prejuízos para a administração municipal, e claro ao contribuinte.

Com um hospital central completamente sucateado como é o Antonio Giglio, uma quantidade de profissionais insuficiente, e um sistema de atendimento não humanizado, torna o problema ainda mais precário. 

As reclamações surgem de todos os lados, desde a falta de atendimento em unidades básicas, até número de óbitos acima da média na Maternidade Amador Aguiar.

 

 

No início do ano, houve a troca do software gestor, e segundo o relato de fontes da própria secretaria da saúde, milhares de dados foram perdidos, o que pode dificultar ainda mais o acompanhamento e o histórico dos pacientes.

A falha, pode ter apagado o registro com pouco mais de 200 mil procedimentos que aguardam, alguns por anos o chamado para realização de exames.

Na última audiência pública de prestação de contas do quadrimestre de 2022, ocorrida em 31 de maio, o secretário de saúde da cidade de Osasco, fernando Bola; declarou o número que aguarda esses procedimentos, e a competência do município para a realização de exames voltados a especialidade, assista o vídeo a seguir.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP
Osasco - SP
Sobre o município Osasco é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços.
Diego Giliotti
Diego Giliotti
Sobre Jornalista, publicitário e libertário.
Osasco - SP Atualizado às 01h56 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

Sex 26°C 18°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 28°C 17°C
Seg 20°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete